Deeney em ação pelo Birmingham CityBarrington Coombs / Getty Images

Atacante e capitão do Birmingham City, da segunda divisão inglesa, Troy Deeney denunciou, na manhã desta quarta-feira (15), que sofreu ofensas racistas partindo da sua própria torcida. O episódio teria acontecido na última terça (14), na derrota da equipe contra o Cardiff City por 1 a 0. Ele publicou um texto nas redes sociais comentando sobre o caso.
"17 anos nesse jogo, eu desenvolvi o que considero uma casca forte. Eu aceito críticas e xingamentos melhor do que a maioria, mas uma coisa que me recuso a aceitar é abuso racial, e pela primeira vez na minha carreira foi feito por um indivíduo torcendo pelo meu próprio time", afirmou Deeney.
"E para quem pensa que a campanha que eu e outras pessoas fizemos nos últimos anos em relação ao racismo é inútil ou perturbadora… Peço que tente entender que ser abusado por algo sobre o qual você literalmente não tem controle é um sentimento NINGUÉM jamais deveria estar sujeito. Gostaria de agradecer aos torcedores que se manifestaram e deixaram notório ao clube, é bom ver que ainda existem pessoas que conseguem distinguir o certo do errado", acrescentou.
O Birminghan City também se manifestou sobre o caso, por meio de uma nota oficial. Nela, o clube deixou claro que reportou às autoridades inglesas e que vai auxiliar nas investigações.
Recentemente, o goleiro da equipe, Neil Etheridge, também foi vítima de racismo. Dessa vez, foi por parte de torcedores do Blackburn, em partida válida pela Copa da Inglaterra. Ele avisou ao árbitro da partida imediatamente. No texto que publicou, Troy Deeney fez menção ao caso, falando que "é outro episódio da falta de educação e, sinceramente, de respeito que certos torcedores de futebol mostram nesse país".