Anderson Daronco Luciano Belford/Agência O Dia
IFAB avalia expulsão temporária por reclamações
Órgão estuda retirada de atletas por 10 minutos
Rio - A International Board (IFAB), órgão responsável pela manutenção e alteração das regras do futebol, avalia uma nova determinação para diminuir a agressividade dos jogadores com os árbitros. A ideia é implementar uma expulsão temporária por cerca de 10 minutos, segundo o jornal "The Times".
O tema será abordado em reuniões da IFAB, que estaria tentando encontrar soluções para preservar os juízes. A expulsão temporária seria em casos que o árbitro considerasse que um jogador passou do tom na reclamação por uma decisão.
A medida já teria sido testada em competições de base na Inglaterra desde 2019 e teria agradado. A IFAB tem preocupação de que a função de árbitro fique desprestigiada no futebol, já que principalmente os árbitros mais novos já relataram sofrer de ansiedade por medo.
Além dessa medida de expulsão temporária, a IFAB também avalia implementar outra regra para evitar que jogadores cerquem os árbitros no caminho para a consulta no vídeo. A ideia é permitir que apenas os capitães conversem com o juiz, algo semelhante com o que acontece no rúgbi.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.