Vinicius JuniorAFP

Espanha - Vini Jr foi vítima de mais um episódio de racismo na Espanha. Desta vez, o atacante foi novamente chamado de macaco por torcedores do Atlético de Madrid, antes de partida do clube colchonero contra a Inter de Milão, pela Liga dos Campeões. Em vídeo publicado no X (antigo Twitter), é possível ouvir cantos de "Ale, ale, ale Vinícius chimpanzé".
Não foi a primeira vez que a torcida do Atlético foi racista com o atacante do Real Madrid. Em janeiro deste ano, antes do clássico madrilenho, torcedores do Atleti entoaram cânticos preconceituosos direcionados à Vini nos arredores do estádio Metropolitano.
O clima de ódio contra Vini Jr chegou ao limite quando um grupo de torcedores do Colchonero simulou o enforcamento do jogador com um boneco em janeiro de 2022. 
No início do mês, Vini Jr já havia sido vítima de racismo em um vídeo no qual uma criança xinga o brasileiro de macaco, durante a partida entre Valencia e Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol que, começou a circular nas redes sociais. Os adultos que estavam com o menor tentam impedir a gravação, feita por uma brasileira nas arquibancadas do Mestalla.