Com o fim da fase preliminar, a Libertadores já conhece os 32 clubes que estarão no sorteio dos grupos, que acontece na segunda-feira (18), às 20 h (de Brasília). Último brasileiro classificado, o Botafogo, que superou Aurora e Red Bull Bragantino, está no pote 4 e tem 25% de chances de enfrentar Flamengo ou Fluminense.
Pelas regras do sorteio, o Glorioso é o único brasileiro que pode cair em um grupo com clubes do mesmo país. Inclusive, essa possibilidade é grande (75%). Seria de 62,5% porque são cinco brasileiros cabeças de chave (além do Rubro-Negro e do Tricolor, pode enfrentar Grêmio, Palmeiras ou São Paulo). Entretanto, o Atlético-MG obrigatoriamente terá que ficar em um dos três grupos restantes (com LDU, Peñarol ou River Plate).
Por ser o atual campeão da Libertadores, o Fluminense ficará no Grupo A. O Tricolor e o Flamengo não podem encarar, por exemplo, o Atlético-MG, que está no pote 2. As regras do sorteio não permitem dois clubes do mesmo país, a não ser no caso de quem vem da fase preliminar.
Potes definidos! Assim estão divididos os clubes para o sorteio da Fase de Grupos da CONMEBOL #Libertadores.
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) March 15, 2024
Por outro lado, a dupla Fla-Flu e o próprio Botafogo, podem ter que jogar duas vezes na altitude. Isso porque há a possibilidade de pegar o Bolívar, que está no pote 2 e joga em La Paz a 3.640 metros acima do nível do mar , e o Millionarios, que atua em Bogotá, a 2.625 m.
Inclusive, a Libertadores pode ter um grupo com Flamengo ou Fluminense, Botafogo, Bolívar e Millionarios.
Mas diante da disposição dos clubes nos potes para o sorteio dos grupos da Libertadores, o Rubro-Negro e o Tricolor têm maior possibilidade de encarar um argentino (são três no pote 3) e um chileno (três no pote 4).
Confira os potes para o sorteio da Libertadores
Pote 1 Flamengo (Brasil) Fluminense (Brasil) Grêmio (Brasil) LDU (Equador) Palmeiras (Brasil) Peñarol (Uruguai) River Plate (Argentina) São Paulo (Brasil)
Pote 2 Atlético-MG (Brasil) Barcelona de Guayaquil (Equador) Bolívar (Bolívia) Cerro Porteño (Paraguai) Estudiantes (Argentina) Independiente Del Valle (Equador) Junior de Barranquilla (Colômbia) Libertad (Paraguai)
Pote 3 Alianza Lima (Peru) Deportivo Táchira (Venezuela) Millonarios (Colômbia) Rosário Central (Argentina) San Lorenzo (Argentina) Talleres (Argentina) The Strongest (Bolívia) Universitario (Peru)
Pote 4 Botafogo (Brasil) Caracas (Venezuela) Colo-Colo (Chile) Cobresal (Chile) Huachipato (Chile) Liverpool (Uruguai) Nacional (Uruguai) Palestino (Chile)
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.