Tailândia - A Fifa está testando uma modalidade mais simples e econômica para o VAR. A ideia da entidade não é alterar o sistema que existe atualmente, mas poder implementar a tecnologia em competições com poucos recursos financeiros e humanos. As informações foram dadas pelo chefe do Comitê de Arbitragem, Pierluigi Colina, no congresso da Fifa que acontece em Bangkok, na Tailândia.
Os testes foram iniciados em um torneio sub-20 organizado pela própria entidade na Suíça. A Fifa fez uso de três a cinco câmeras durantes as partidas e não contou com a presença de árbitros especialistas em VAR. Como não existia nenhum analista no vídeo, cada time teve direito a dois desafios por jogo. Neste caso, o árbitro ia até o monitor na beira do campo verificar o lance.
Introducing: Football Video Support
At the 74th FIFA Congress in Bangkok, FIFA Referees Committee Chairman Pierluigi Collina spoke about the success of trialling Football Video Support at the recent Blue Stars/FIFA Youth Cup™.
"Em algumas ligas não há recursos para o uso desse tipo de tecnologia. e em outras não há mão de obra suficiente. Por isso testamos essas alternativas, e o resultado tem sido satisfatório", declarou Pierluigi Colina.
A Fifa não trabalha com a possibilidade de aplicar essa nova modalidade no futebol em geral. Nos torneios com condições financeiras, o VAR seguirá normalmente como é hoje.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.