Álvaro Pacheco, de 52 anos, é o novo treinador do VascoDivulgação / Vitória SC

Rio - Com a chegada do treinador português Álvaro Pacheco ao Vasco, o Brasileirão passa a ter metade dos técnicos estrangeiros. Ao todo, são exatamente dez profissionais de fora do país na Série A. Entre eles, alguns já conhecem o futebol nacional como a palma da mão e, outros, ainda buscam se adaptar. 
No Rio de Janeiro, o Botafogo também conta com o trabalho de um comandante português: Artur Jorge, que chegou ao clube para esta temporada e tem bom desempenho até o momento. São sete vitórias, um empate e somente três derrotas no total.
Já em São Paulo, todos os treinadores dos times que disputam a Série A são estrangeiros: Abel Ferreira (Palmeiras), António Oliveira (Corinthians), Pedro Caixinha (Red Bull Bragantino) e Luis Zubeldía (São Paulo). 
Abel Ferreira faz um grande trabalho de longo prazo no Palmeiras. Ele está no clube há mais de quatro anos e conquistou títulos importantes em sua trajetória no Brasil - Libertadores (2), Campeonato Brasileiro (2), Recopa Sul-Americana e Copa do Brasil. Outro que está há muito tempo em São Paulo é Pedro Caixinha, do Red Bull Bragantino. Já são mais de 90 jogos no comando da equipe. 
António Oliveira, do Corinthians, e Luis Zubeldía, do São Paulo, foram contratados para a temporada 2024.   
Em Minas, o argentino Gabriel Milito é o técnico do Atlético-MG. Ele também chegou ao Brasil recentemente e vive ótimo início de trabalho, com oito vitórias em 13 partidas. Petit, treinador do Cuiabá, é mais um que apresenta bom começo: são três jogos invicto no comando do time.
Assim como Abel Ferreira e Pedro Caixinha, os treinadores Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza, e Eduardo Coudet, do Internacional, estão em seus respectivos clubes há mais tempo. O comandante do Leão está no clube desde 2021 e, o do Colorado, chegou na metade do ano passado.
Confira a lista de técnicos estrangeiros do Brasileirão:
Abel Ferreira - Palmeiras
. Álvaro Pacheco - Vasco
António Oliveira - Corinthians
Artur Jorge - Botafogo 
Eduardo Coudet - Internacional
Gabriel Milito - Atlético-MG
Juan Pablo Vojvoda - Fortaleza
Luis Zubeldía - São Paulo
Pedro Caixinha - Red Bull Bragantino
Petit - Cuiabá