Jogadores da Dinamarca tomaram decisão histórica para que mulheres tenham o mesmo salário na seleçãoAFP

Os integrantes da seleção masculina de futebol da Dinamarca resolveram abrir mão de um aumento com a intenção de buscar uma equiparação salarial com a equipe feminina.
De acordo com o Sindicato Internacional de Jogadores de Futebol (FifPro), os jogadores e jogadoras das duas seleções vão receber a mesma quantia quando estiverem defendendo as cores do time nacional dinamarquês.
Com o auxílio do sindicato, foi elaborado um plano de equiparação básica. Houve uma redução de 15% no seguro da seleção masculina, possibilitando um ajuste de 50% na cobertura da equipe feminina, e mais 40% na seleção sub-21 masculina.
O novo acordo com a DBU (Federação Nacional de Futebol) entra em vigor após esta edição da Eurocopa e vai ter uma vigência de quatro anos, até a disputa da próxima competição europeia de seleções, em 2028.
"A seleção masculina optou por não exigir quaisquer mudanças nas condições do seu novo acordo. É um passo extraordinário para ajudar a melhorar as condições das seleções femininas. Por isso, em vez de procurarem melhores condições para si, as jogadoras pensaram em apoiar a seleção feminina", disse o diretor do sindicato local, Michael Sahl Hansen, em comunicado.