Izquierdo, zagueiro do Nacional-URU, estava internado desde o dia 22 de agosto em São PauloEitan Abramovic/AFP

Morreu nesta terça-feira (27) o zagueiro Juan Manuel Izquierdo, de 27 anos, jogador do Nacional-URU. Ele estava internado desde a última quinta-feira (22) no Hospital Albert Einstein após desmaiar em campo na partida contra o São Paulo, no Morumbis, válida pelas oitavas de final da Libertadores, e sofrer uma parada cardíaca. O uruguaio deixa a mulher e dois filhos.

Boletins médicos do últimos dias já apontavam um quadro irreversível de Izquierdo, com graves problemas neurológicos e a necessidade de ventilação mecânica. Familiares e todo o elenco do Nacional, assim como alguns jogadores do São Paulo, foram ao Albert Einstein para se despedirem do atleta.


Relembre o caso

O zagueiro do Nacional desmaiou em campo aos 39 minutos do segundo tempo. Encaminhado ao Hospital Albert Einstein, o jogador ainda teve uma parada cardíaca quando saía de ambulância do estádio Morumbis. Exames iniciais já mostraram comprometimento cerebral e aumente da pressão intracraniana.

Izquierdo já havia sido diagnosticado com arritmia cardíaca em 2014, como revelou o secretário de Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá.

Na época, com 17 anos, o jogador defendia o Cerro, também do Uruguai, e foi examinado através de um programa do governo do país chamado "Gol do Futuro", com atletas das categorias de bases dos clubes locais.
Carreira
Após surgir no Cerro, Izquierdo passou pelo Montevideo Wanderers e se transferiu para o Atlético San Luis, do México. Quando retornou ao Uruguai, defendeu novamente o Wanderers, o Nacional, o Liverpool e voltou ao Nacional em 2024. Foram 25 partidas na temporada pelo clube tricampeão da Libertadores.