Fluminense x Botafogo tem recorde em jogo no Clássico Vovô
Confronto de sábado no Maracanã também é importante por título e fuga de rebaixamento
Arias é a esperança de vitória do Fluminense, enquanto Luiz Henrique é a do Botafogo no clássico - Fotos de Lucas Merçon / Fluminense e Vitor Silva/ Botafogo
Arias é a esperança de vitória do Fluminense, enquanto Luiz Henrique é a do Botafogo no clássicoFotos de Lucas Merçon / Fluminense e Vitor Silva/ Botafogo
Fluminense e Botafogo se enfrentam neste sábado (21), às 18h30 no Maracanã, com objetivos bem definidos em meio às quartas de final da Libertadores. Para o Tricolor, é a chance de se distanciar da zona de rebaixamento, enquanto, para Glorioso, vale manter a vantagem na liderança do Brasileirão. Em meio às necessidades do presente, há a possibilidade de quebra do recorde histórico de vitórias seguidas no Clássico Vovô.
Ao vencer os últimos cinco confrontos, o Botafogo igualou a sua melhor sequência contra o rival, que também conseguiu o feito em outras duas ocasiões. Ou seja, se sair com os três pontos novamente, o time de Artur Jorge ficará para sempre marcado por ter obtido a sexta vitória consecutiva no clássico.
Por sua vez, o elenco atual do Fluminense pode evitar entrar para história pelo lado negativo. Afinal, a grande maioria dos jogadores esteve presente nas cinco derrotas, que começaram em janeiro de 2023 e, até o momento, vão até junho de 2024.
No primeiro turno do Brasileirão, o Glorioso já havia feito história com o 1 a 0, ao repetir o que apenas Garrincha, Nilton Santos e companhia fizeram, entre dezembro de 1961 e 1962. Naquela época, a invencibilidade chegou a 14 jogos.
A marca pelo Tricolor é ainda mais antiga, conquistada pela primeira vez entre setembro de 1925 e junho de 1927 e, pela segunda, pouco depois, entre abril 1928 e outubro de 1929. Aquele período ajudou a chegar a 16 jogos invicto no confronto (teve ainda uma outra sequência de quatro jogos).
Botafogo forte na defesa em boa sequência
Mais impressionante do que as cinco vitórias nos últimos cinco jogos (dois pelo Carioca e três pelo Brasileirão) só mesmo a diferença no desempenho entre os dois rivais. Enquanto tricolores só marcaram duas vezes e num mesmo confronto, os alvinegros têm nove gols na conta.
Esse bom retrospecto coincide com a chegada de Marlon Freitas. Revelado em Xerém, o volante é um velho carrasco do clube que o revelou, com 100% de aproveitamento. Além dos triunfos pelo Botafogo, ele conseguiu outros cinco quando atuava pelo Atlético-GO. Desta vez, o jogador não estará presente na partida, já que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
A esperança do Fluminense
Por sua vez, a chegada de Mano Menezes pode ser um divisor de águas no Clássico Vovô, já que todas as derrotas foram sob o comando de Fernando Diniz. Com o novo treinador, o time se recuperou no Brasileirão, melhorou a defesa e vem conseguindo fazer gols.
Além disso, há também o histórico do clássico. Afinal, em outras três ocasiões o clube que podia engatar a sexta vitória tropeçou.
Em março de 1963, um empate em 2 a 2 encerrou a sequência do Botafogo. Assim como o 1 a 1 em agosto de 1927 deu fim à do Fluminense. Já em setembro de 1930, uma vitória alvinegra por 3 a 2 acabou com a longa invencibilidade tricolor.
Só que, desta vez, o time de Mano Menezes precisa vencer para não ver o fantasma da queda crescer novamente. E o de Artur Jorge não quer tropeçar para dar chance do Palmeiras encostar.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.