O Mundial de Clubes de 2025 acontece entre 15 de junho e 13 de julhoReprodução / Fifa

A Fifa definiu as cidades que receberão os jogos do novo Mundial de Clubes de 2025, que terá a presença de Flamengo e Fluminense entre os 32 classificados. De acordo com o jornal inglês 'The Guardian', Pasadena, Seattle, Atlanta, Orlando, Miami, Filadélfia e Nova Jersey, com dois estádios, foram escolhidas.
Entretanto, ainda há negociação para acertar os últimos detalhes com alguns estádios, mas há a expectativa de que o anúncio das sedes ocorra em breve. Esse seria a primeira grande definição para o torneio, que ainda não teve finalizada a venda de direitos de transmissão e acordos de patrocínio, a menos de um ano do evento.

As opções de estádios

Segundo a publicação inglesa, a Fifa optou por escolher grandes estádios, como o MetLife Stadium, de 87.157 lugares, mas também alguns de pequena capacidade, como o Red Bull Arena, de 25 mil, ambos em Nova Jersey. O motivo é a expectativa de público de acordo com o tamanho de torcidas que devem comparecer aos jogos.
Há também conversas em andamento para que o Hard Rock Stadium seja utilizado em Miami, assim como o Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta. Mas esses dois ainda não estão confirmados. O Inter&Co Stadium, em Orlando, também é outra opção.
O local da grande final ainda não foi definido.

Restam duas vagas

Até o momento, 30 clubes estão classificados para o torneio em 2025. Além de um representante da Conmebol, falta o dos Estados Unidos, país-sede.


Quem for campeão da MLS de 2024 carimba a vaga. Já na Libertadores, Botafogo, São Paulo, Atlético-MG, Peñarol e Colo-Colo só se classificam se levarem o título. Caso Flamengo, Fluminense ou River Plate conquiste, o Olimpia é quem se garante pelo ranking da Conmebol.

Os classificados para o Mundial de Clubes

- América do Sul: Flamengo, Fluminense e Palmeiras (Brasil), River Plate, Boca Juniors (Argentina).
- Europa: Real Madrid, Atlético de Madrid (Espanha), Chelsea, Manchester City (Inglaterra), RB Salzburg (Áustria), Juventus, Inter de Milão (Itália), Bayern de Munique, Borussia Dortmund (Alemanha), Paris Saint-Germain (França), Benfica, Porto (Portugal).
- Ásia: Al-Hilal (Arábia Saudita), Al Ain (Emirados Árabes), Urawa Reds (Japão), Ulsan Hyundai (Coreia do Sul).
- África: Al-Ahly (Egito), Wydad Casablanca (Marrocos), Mamelodi Sundowns (África do Sul), Espérance Sportive de Tunis (Tunísia).
- América do Norte: Seattle Sounders (Estados Unidos), Pachuca, León, Monterrey (México).
- Oceania: Auckland City FC (Nova Zelândia).