Rio - A Fifa definiu a logística para o campeão da Libertadores desta temporada na Copa Intercontinental, torneio que irá substituir o antigo formato do Mundial de Clubes. A entidade decidiu que Doha, no Catar, será a sede das quartas, semifinais e final.
A primeira partida do clube vencedor, que ainda tem Botafogo, Flamengo, Fluminense, como representantes do Rio de Janeiro, além de Atlético-MG e São Paulo, vivos na competição sul-americana, será no dia 11 de dezembro, contra o Pachuca, do México, que foi o campeão da Liga dos Campeões da Concacaf. O duelo está sendo promovido como o "Dérbi das Américas".
Quem avançar, enfrenta nas semifinais Al-Ahly, do Egito, Al Ain, dos Emirados Árabes, ou Auckland City, da Nova Zelândia, três dias depois. As últimas duas equipes se enfrentam neste domingo (22) para decidir quem pega os egípcios na próxima fase, que está prevista para acontecer no dia 29 de outubro.
A final será no dia 18 de dezembro, uma quarta, no aniversário de dois anos da decisão da Copa do Mundo de 2022 no Catar, e já tem o Real Madrid, atual campeão da Liga dos Campeões, garantido na decisão.
Confira o calendário da Copa Intercontinental
Jogo 1 - Playoff Africano/Asiático/Pacífico
Data: 22 de setembro de 2024 Clubes: Al Ain x Auckland City Local: Al Ain, Emirados Árabes Unidos Jogo 2 - Copa Africana/Asiática/Pacífico
Data: 29 de outubro de 2024 Clubes: Al-Ahly x vencedor do Play-Off Local: Cairo, Egito Jogo 3 - Dérbi das Américas
Data: 11 de dezembro de 2024 Clubes: Campeão da Libertadores 2024 x Pachuca Local: Doha, Catar Jogo 4 - Copa Challenger
Data: 14 de dezembro de 2024 Clubes: Vencedor do Jogo 3 x Vencedor do Jogo 2 Local: Doha, Catar Jogo 5 - Final da Copa Intercontinental
Data: 18 de dezembro de 2024 Clubes: Real Madrid x Vencedor do Jogo 4 Local: Doha, Catar
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.