Dorival Júnior em treino da SeleçãoRafael Ribeiro / CBF

Rio - Dorival Junior não teve vida fácil até o momento no comando da seleção brasileira. Desde a primeira convocação em março, o treinador teve 15 jogadores lesionados e fez 17 mudanças nas convocações, seja por lesão ou suspensão. Na lista para os jogos contra Chile e Peru, pelas Eliminatórias, o técnico perdeu seis atletas, sendo Martinelli na véspera do jogo desta terça-feira (15), em Brasília.
O goleiro Alisson, os zagueiros Bremer e Éder Militão, o lateral-esquerdo Guilherme Arana e o atacante Vini Jr foram cortados por lesão. Eles foram substituídos por Weverton, Beraldo, Fabrício Bruno, Alex Telles e Andreas Pereira. Lucas Paquetá, suspenso, deu lugar a Matheus Pereira. Por fim, Martinelli sofreu um edema na panturrilha direita no domingo (13) e não se recuperou.
Martinelli, inclusive, igualou Ederson e Éder Militão como os jogadores com mais cortes. Nos amistosos contra Inglaterra e Espanha, que marcou o início da era Dorival Junior, o atacante foi cortado e substituído por Galeno, do Porto. Já o goleiro do Manchester City também foi trocado por Léo Jardim na mesma ocasião e voltou a desfalcar na Copa América. O zagueiro do Real Madrid, por sua vez, desfalcou nos últimos quatro jogos das Eliminatórias.
Além disso, Dorival Júnior ainda não pôde contar com Neymar. O craque se lesionou no dia 17 de outubro do ano passado, contra o Uruguai, em Montevidéu, nas Eliminatórias, ainda sob o comando de Fernando Diniz, e desde então se recupera. Ele já voltou aos treinos pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, mas ainda não tem previsão para voltar a jogar.
Após vencer o Chile por 2 a 1, em Santiago, o Brasil enfrenta o Peru, nesta terça-feira (15), às 21h45 (de Brasília), no Mané Garrincha, em Brasília, pela 10ª rodada das Eliminatórias. A seleção brasileira ocupa o quarto lugar com 13 pontos e segue na caça aos líderes da competição.
Amistosos contra Inglaterra e Espanha
Léo Jardim convocado no lugar de Ederson
Fabrício Bruno convocado no lugar de Marquinhos
Galeno convocado no lugar de Martinelli
Pepê convocado no lugar de Casemiro
Bremer convocado no lugar de Gabriel Magalhães
Amistosos contra Estados Unidos e México, e Copa América
Rafael convocado no lugar de Ederson
Eliminatórias contra Equador e Paraguai
William convocado no lugar de Yan Couto
Lucas Moura convocado no lugar de Savinho
João Pedro convocado no lugar de Pedro
Fabrício Bruno convocado no lugar de Éder Militão
Eliminatórias contra Chile e Peru
Weverton convocado no lugar de Alisson
Beraldo convocado no lugar de Bremer
Alex Telles convocado no lugar de Guilherme Arana
Andreas Pereira convocado no lugar de Vini Jr
Fabrício Bruno convocado no lugar de Éder Militão
Matheus Pereira convocado no lugar de Lucas Paquetá
Gabriel Martinelli cortado, sem substituto