Pep Guardiola AFP

Rio - A polêmica vitória de Rodri sobre Vini Jr na Bola de Ouro segue gerando debate. O técnico Pep Guardiola, do Manchester City, comentou nesta terça-feira (29) sobre o resultado da premiação. O treinador enalteceu a conquista do compatriota Rodri e citou o caso do norueguês Erling Haaland na temporada anterior para aconselhar o craque brasileiro. 
"É uma votação, tem que aceitar o resultado. É simples. Às vezes você gosta, às vezes não, mas não importa. Amanhã é outro jogo, outra temporada, tente de novo (...) Para nós, na temporada passada, Haaland conquistou a tripla... marcou mais de 50 gols, e eu disse a ele: 'Só por estar na Bola de Ouro você tem que estar muito, muito feliz.' E eu disse a mesma coisa a Rodri", disse.
Em ascensão na carreira, Vini Jr era o favorito para conquistar o prêmio da revista France Football. Porém, a briga política entre o Real Madrid e a Uefa, que pela primeira vez participou da organização da premiação, teria interferido no resultado, segundo a imprensa espanhola. Vini Jr fez 24 gols e 11 assistências em 39 jogos em 2023/24, incluindo o gol do título da Liga dos Campeões.
"Vinicius deveria ter vencido? Talvez, mas não foi o que aconteceu. Se o Vini Jr tivesse vencido teria sido mais que merecido, como na temporada passada com o Haaland e ele não ganhou. Tem que aceitar o resultado. É simples. Às vezes você gosta, às vezes não, mas não importa. Amanhã é outro jogo, outra temporada, tente de novo", completou o treinador.
Por fim, Guardiola enalteceu Rodri. O meia do Manchester City foi campeão inglês e da Europa, onde foi eleito o melhor jogador da competição numa escolha polêmica. O treinador espanhol lembrou da hegemonia de Messi e Cristiano Ronaldo, e ressaltou que o prêmio para o meio-campista é uma vitória da Espanha pelo trabalho ao longo das últimas décadas.
"Cristiano (Ronaldo) era um monstro e o Messi era o pai desse monstro. Ambos fizeram algo incrível nos últimos 15 ou 20 anos. E talvez, naqueles momentos, Xavi e Iniesta também merecessem a Bola de Ouro. Acho que o Rodri ganhou o que o futebol espanhol merece mundialmente. É uma notícia incrível para o Rodri e, claro, para todos nós, para todo o Manchester City e para todos os nossos torcedores", finalizou.