Botafogo pode comemorar dois títulos em menos de uma semanaVítor Silva/Botafogo

O Botafogo reassumiu a liderança e chegou a 75% de chance de título do Brasileirão com a vitória por 3 a 1 sobre o Palmeiras, no Allianz Parque. O resultado permite ao time de Artur Jorge ser campeão na próxima rodada, que será na quarta-feira (4).
Três dias depois de jogar a final da Libertadores, o Glorioso joga fora de casa contra o Internacional, invicto há 16 partidas. Já o Palmeiras vai a Belo Horizonte para encarar o Cruzeiro.
Com apenas mais duas rodadas para o fim do Brasileirão e três pontos de vantagem (73 a 70), o Botafogo pode ser campeão até mesmo com um empate.

Os cenários para o título do Botafogo

- Se vencer o Internacional: o Glorioso precisa torcer para o Palmeiras não vencer na rodada. Neste caso, poderia abrir seis (derrota dos paulistas) ou cinco pontos (empate), com três em disputa;
- Se empatar com o Internacional: o Verdão tem que perder, o que faria com que a distância subisse para quatro pontos;
- Se o Botafogo perder: não tem como conquistar o título. Ainda assim, dependerá de si na última rodada, caso o Palmeiras tropece no Cruzeiro. Assim, manteria três pontos (derrota paulista) ou dois (empate) de vantagem.

A combinação de resultados que complica

Entretanto, o time de Artur Jorge pode cair para o segundo lugar se perder no Beira-Rio e os comandados de Abel Ferreira vencerem no Mineirão.
Esse é o único cenário em que não dependeria de si na última rodada. Pois os dois ficariam empatados com 73 pontos, mas o Palmeiras seria líder pelo número de vitória, primeiro critério de desempate.
Se isso acontecer, o Glorioso teria que vencer o São Paulo na última rodada, no Nilton Santos, e torcer para o Palmeiras perder ou empatar em casa com o Fluminense.