Rio - Uma triste surpresa. Em busca de uma aproximação ao líder Cruzeiro, o Botafogo recebeu o Bahia no Maracanã e acabou frustrando a possibilidade de ficar mais perto da liderança do Brasileirão. Após começar a partida vencendo, o Glorioso não suportou a pressão tricolor e acabou cedendo a virada para os visitantes. Com gols de Fernandão e Obina, a equipe baiana fez valer a superioridade em campo e conseguiu o resultado de 2 a 1, de virada, na partida válida 23ª rodada da competição.
O jogo começou bastante disputado, no entanto, o Botafogo não conseguia emplacar um bom ritmo de jogo. Com uma boa atuação do Bahia, os donos da casa se viam acuados ao se deparar com o alto ritmo ofensivo dos visitantes. Apostando na velocidade de William Barbio, o Tricolor conseguia chegar com frequência na área alvinegra e aos nove minutos, Marquinhos chegou perto de abrir o placar, mas viu Jefferson evitar o gol.
Melhor que o Botafogo, o Bahia ainda chegou com perigo novamente aos 12 minutos, quando após erro na saída de bola dos donos da casa, William Barbio recebeu no meio e arriscou de fora da área, vendo a bola passar perto do gol de Jefferson. Aos poucos o Botafogo tentava reverter a situação da partida. Aos 20 minutos, Rafael Marques arriscou a primeira boa chance do Botafogo chutando de fora da área, mas a bola não chegou a levar perigo ao goleiro Marcelo Lomba.
Enquanto o Bahia ainda era superior, um lance específico fez a diferença. Após Feijão derrubar Rafael Marques na intermediária, Edílson cobrou com efeito e viu Marcelo Lomba falhar antes da bola balançar a rede dos visitantes e abrir o placar para o Botafogo. Após o gol, o Glorioso arriscou uma maior postura ofensiva, mas não conseguiu assustar com intensidade os rivais, vendo o primeiro tempo terminar sem mais nenhuma grande chance.
Para o segundo tempo o Botafogo apostou no jovem Hyuri para substituir o craque Seedorf e a postura alvinegra foi mais ofensiva. Logo de cara, o Glorioso conseguiu chegar com perigo ao gol do Bahia. Marcelo Lomba se destacou. O goleiro do Tricolor salvou por duas vezes o que poderia ser o segundo gol alvinegro, aos sete minutos. Aposta de Oswaldo, Hyuri também apareceu bem e aos nove minutos fez boa jogada antes de assustar os visitantes chutando na rede pelo lado de fora.
Com o jogo agitado, o Bahia foi para cima tentando responder às investidas alvinegras. Em jogada rápida, William Bárbio foi o responsável por assustar Jefferson aos 12 minutos, mas acabou mandando a bola para fora. Assim como na primeira etapa, o Bahia voltou a pressionar o Botafogo. Em busca do empate, os visitantes voltaram a criar boas jogadas e levar bastante perigo ao gol do goleiro Jefferson.
Aos 24 minutos, Wallyson fez sua primeira participação no jogo e obrigou Jefferson a fazer uma grande defesa para evitar o gol de empate. No minuto seguinte foi a vez de Hélder, que chutou forte mas acabou vendo a muralha alvinegra fazer outra boa defesa. O goleiro alvinegro estava iluminado e aos 32 minutos, Jefferson fez milagre ao salvar chute à queima roupa de Marquinhos Gabriel.
A pressão do Bahia fez efeito. Aos 36 minutos, Wallyson recebeu bom lançamento e cruzou de primeira para Fernandão acertar uma cabeçada indefensável no ângulo do goleiro Jefferson. O empate empolgou o Bahia que aumentou ainda mais a pressão sobre os donos da casa. O Botafogo não conseguiu segurar a potência dos visitantes. Cinco minutos após o empate, o Bahia voltou a surpreender e após cobrança de falta, Obina cabeceou livre para virar o jogo.
Com a derrota, o Botafogo perdeu a chance de se aproximar do Cruzeiro na liderança do Campeonato Brasileiro. Em São Paulo, o líder ficou no 0 a 0 com o Corinthians no Pacaembú e abriu mais um ponto de vantagem sobre o time carioca.