Por pedro.logato
Rio - As boas atuações de Gabriel na campanha que garantiu a volta do Botafogo à Libertadores depois de 18 anos não passaram despercebidas pelos ricos clubes europeus, sedentos por novos talentos. De acordo com o jornal português ‘A Bola’, o Porto tem interesse no volante, que está na Europa concluindo o processo para a obtenção do passaporte italiano.
Desde que entrou no time titular, no ano passado, o jogador de 21 anos tem sido um dos mais regulares do Botafogo, mas, nesta temporada, teve que vencer uma série de lesões musculares logo no primeiro semestre. Recuperado, voltou a jogar e obrigou os experientes Renato e Marcelo Mattos a disputar uma vaga para jogar ao seu lado.
Gabriel pode deixar o BotafogoDivulgação

O presidente Maurício Assumpção já admitiu negociar jogadores para enxugar a folha salarial para a próxima temporada. Entretanto, Gabriel não estaria encaixado nesse caso, já que não recebe um salário elevado e todos no clube acreditam em sua valorização nos próximos anos.

O Botafogo tem 60% dos direitos econômicos de Gabriel, que renovou o vínculo com o clube até o fim de 2015. Para contratá-lo, o Porto teria que pagar multa rescisória ou então propor uma transação envolvendo jogadores e que a diretoria alvinegra considere vantajosa.

Publicidade
Com passaporte europeu, Gabriel não seria mais considerado extracomunitário, o que facilitaria sua transferência para o Velho Continente, tendo em vista o limite para a escalação de estrangeiros por jogo.
Além de Gabriel, Rafael Marques, Lodeiro e Elias são outros titulares do Botafogo que têm recebido sondagens. O último terá seu contrato de empréstimo encerrado no fim deste ano, mas a diretoria alvinegra já negocia a renovação com o Resende.
Publicidade
LUCAS ZEN PODE FECHAR COM O VITÓRIA
Com poucas chances no Botafogo, Lucas Zen pode ser emprestado para o Vitória na próxima temporada. O volante conta com a simpatia de Ney Franco, atual treinador do clube baiano e que trabalhou com ele no Botafogo em 2008. Lucas Zen começou a temporada se recuperando de uma cirurgia no joelho. Ele entrou em campo somente 20 vezes neste ano.