Por pedro.logato

Rio - Um menino que nasceu no dia 8 de maio de 1996 espera ansioso para completar 18 anos e atingir a maioridade para poder dirigir e ir à boate. Se esse rapaz for botafoguense, nesta quarta irá comemorar porque o Botafogo volta a jogar pela Copa Libertadores da América no Maracanã contra o Deportivo Quito depois de todo esse tempo. Um dos alicerces do time botafoguense, Dória era um bebê na época, mas quer que esta participação seja marcante.

Dória era muito novo na última participação do Bota na LibertadoresDivulgação

“É uma honra fazer parte do grupo que trouxe de novo o Botafogo à Libertadores. Tinha quase dois anos quando o clube jogou em 96 e agora viver isso de perto é muito legal. Por isso que me preparei muito para esse jogo. Vamos tirar mais do que podemos de dentro de nós se for preciso, mas temos que levar o Botafogo para a próxima fase da Libertadores”, garantiu o zagueiro de 19 anos.

Em 1996, Ronaldo fenômeno arrebentava no Barcelona. Quem também não lembra muito bem de 1996 é o levantador Bruninho. Torcedor do Glorioso, o levantador da seleção brasileira de vôlei tem vagas lembranças da época em que os rádios só tocavam “É o Tchan” e o Botafogo era o atual campeão brasileiro de futebol.

“Não lembro muita coisa da Libertadores de 1996, pois tinha apenas nove anos. Eu me recordo um pouco mais da vitória no Maracanã por 4 a 1 sobre o Universidad Católica, do Chile, em que o Túlio, um dos meus grandes ídolos, fez aquele gol de calcanhar no final do jogo”, afirmou o jogador do Modena, da Itália. Na época, Bernardinho, pai de Bruninho, comandava a Seleção feminina de vôlei e se preparava para a disputa da Olimpíada de Atlanta.

O goleada a que Bruno se refere foi válida pela fase de grupos. Nas oitavas de final, o Alvinegro empatou em 1 a 1 com o Grêmio, no Maracanã. Jamir marcou para os botafoguenses e Jardel para os gremistas. Na partida de volta, em Porto Alegre, o Tricolor gaúcho, que era dirigido por Luiz Felipe Scolari, liquidou a fatura ao vencer por 2 a 0.

Fatos marcantes de 1996

Jaqueline Silva e Sandra Pires eram campeãs olímpicas de vôlei de praia nos Jogos de Atlanta.

A atriz Patrícia Pillar interpretava a personagem Luana, uma boia-fria da novela "O Rei do Gado", da TV Globo.

Com os dançarinos Carla Perez, Jacaré e Débora Brasil, o grupo "É o Tchan" fazia muito sucesso com o CD "Na cabeça e na cintura".

É o Tchan fazia sucesso com Carla Perez%2C Jacaré e Débora BrasilDivulgação

Aos 20 anos, Ronaldo Fenômeno já brilhava pelo Barcelona e faturava o primeiro de seus três prêmios de melhor jogador do mundo pela Fifa.

O humorístico "Sai de Baixo", com Cláudia Jimenez e Miguel Falabella, cumpria sua primeira temporada.

Cid Moreira e Sérgio Chapelin deixavam a bancada do "Jornal Nacional", substituídos por William Bonner e Lillian Witte Fibe.

Michael Jackson gravava no Pelourinho, em Salvador, e no Dona Marta, no Rio, o clipe da música "They don’t care about us"

Ídolo alvinegro, Loco Abreu jogava pelo Defensor em 1996. Hoje, atua pelo Rosario Central. Dória era bebê, assim como a cantora Anitta, botafoguense por causa do pai.

Anitta era bebê quando o Botafogo jogou a Libertadores de 1996Reprodução Internet

O Brasil dava adeus ao cantor e compositor Renato Russo, líder do grupo "Legião Urbana", que morreu aos 36 anos.

Você pode gostar