Por pedro.logato

Rio - Fé não se mensura. Se tem ou não. Com esse pensamento, o Botafogo estreia nesta terça na fase de grupos da Libertadores, às 20h, no Maracanã, contra o San Lorenzo, time de coração do Papa Francisco. Se do lado argentino, a figura mais importante da Igreja Católica irá comandar as orações por vitória, o Alvinegro conta com padre Licinho, que encara o Glorioso como uma religião.

Padre Licinho é torcedor do BotafogoMárcio Mercante / Agência O Dia

“O Botafogo é um time que tem tudo a ver com a fé. Quando Jesus nasceu, foi uma estrela solitária que conduziu os Reis Magos. Jesus numa de suas frases disse: “Eu vim botar fogo na terra”. Por isso, tem um número grande de padres que torce pelo Botafogo. Juntos, vamos tentar equilibrar a força das orações com as do Papa. A estrela do Botafogo pode brilhar mais”, disse o sacerdote da Paróquia São Pedro, em Cavalcanti.

Meio-campo do time de veteranos do Encontro de Casais com Cristo, de Campo Grande, padre Licinho fala de futebol com autoridade. O tema, por sinal, é recorrente nas missas celebradas por ele e o Glorioso sempre é lembrado.

“As missas impedem de eu ir no Maracanã por conta do horário. Vou ter uma às 18h. O pessoal já sabe da minha paixão pelo Botafogo e me traz toalhinhas e lembranças. Com uma partida importante como essa, contra o time do Papa, vou ter que fazer um pedido especial”, revelou.

Engana-se quem pensa que o sacerdote, há 31 anos exercendo a função,está por dentro apenas do Botafogo. Atualizado, Licinho pode servir também como um auxiliar para Eduardo Hungaro no jogo de logo mais.

O padre sabe exatamente como está o panorama do atual campeão argentino e, por isso, prevê equilíbrio no Maracanã.
“Ainda bem que eles também mudaram de técnico e vivem a mesma situação de mudanças de jogadores, o que leva um tempo para a adaptação da equipe”, analisou Licinho.

Em caso de vitória alvinegra, o pároco não acredita ser necessário um pedido de perdão ao Papa Francisco. Se pudesse encontrá-lo depois da partida, Licinho retransmitiria apenas a mensagem que há quase um ano o Santo Padre passa ao fiéis:

“Dias melhores virão. Nem sempre podemos vencer”.

Padre Licinho crê em derrota do time do Papa FranciscoMárcio Mercante / Agência O Dia

Mais pressão sobre Wallyson

Após atuação exuberante na vitória sobre o Deportivo Quito, Wallyson praticamente virou um santo para a torcida. Com três gols no primeiro jogo, a expectativa é que o atacante mantenha o desempenho. Padre Licinho se mostrou preocupado com uma possível pressão exagerada em cima do jogador.

“Ele praticamente foi canonizado(risos). O problema é que a torcida agora vai cobrar uma atuação igual em todas as partidas. Tem que ter paciência”, disse o padre, que cobrou mais participação de Ferreyra no ataque. “Ele precisa aparecer para ajudar”, finalizou.

Torcida mantêm opções para festa

A festa da última quarta-feira foi apenas a primeira de muitas da Torcida do Fogão. Após o mosaico feito contra o Deportivo Quito, os botafoguenses já se movimentam para organizar novas atrações para os próximos jogos.

No jogo de terça, a torcida idealizou uma ‘Rua de Fogo’, onde o ônibus do time passaria entre um corredor formado por torcedores com sinalizadores. Foi feito um pedido ao GEPE para alterar o trajeto do veículo, que vetou a festa por conta do trânsito e da logística.

Com isso, duas opções surgiram. A primeira seria o ‘Black Hell’, festa já realizada em outras ocasiões, mas que esbarra na autorização dos bombeiros. A terceira opção seria a ‘Noite Iluminada’, onde balões iluminados com LED seriam soltos na entrada do time no gramado

Você pode gostar