Rio - Novamente o Botafogo não fez uma boa atuação, mas venceu a Chapecoense por 1 a 0 neste sábado, no Maracanã. Com um gol de Ramírez, o Alvinegro salta para a 12º colocação na tabela do Campeonato Brasileiro, com 19 pontos, e se afasta da zona de rebaixamento.
FOTOGALERIA: As imagens da vitória do Botafogo sobre a Chapecoense no Maracanã
O técnico Vagner Mancini resolveu repetir a mesma escalação dos jogos contra Fluminense e Figueirense e barrou novamente o zagueiro Dória. No primeiro tempo, o time teve uma boa atuação e dominou a posse de bola.
VEJA MAIS: Confira a tabela e classificação do Campeonato Brasileiro
Porém, no segundo tempo, a equipe de Mancini recuou excessivamente e levou pressão da Chapecoense, que inclusive chegou a colocar uma bola na trave do goleiro Jefferson, que foi obrigado a fazer pelo menos mais duas defesas difíceis.
LEIA MAIS: Notícias, contratações e bastidores: confira o dia a dia do Botafogo
Com a vitória, o Botafogo agora está em 12º lugar com 19 pontos. No próximo domingo, o Alvinegro encara o Santos, às 16h, no Maracanã. Antes, na quarta-feira, encara o Ceará pela Copa do Brasil, no Maracanã. Já a Chapecoense pode se reaproximar da zona de rebaixamento com os resultados da rodada. No próximo sábado, o time catarinense encara o líder Cruzeiro, às 18h30, no Mineirão.
O JOGO
O início do duelo foi lento no Maracanã. O Botafogo tinha muito mais a posse da bola, mas pouco produzia e apenas tocava de um lado para o outro. Aos 13, Edilson teve a primeira chance para o Alvinegro. O lateral dominou na entrada da área, mas acabou chutando por cima da meta.
O lance acordou a equipe carioca, que começou a produzir mais no ataque. Aos 15, novamente Edilson levou perigo ao gol da Chapecoense. O lateral fez boa jogada pela direita e finalizou com força para defesa do goleiro Danilo.
Aos 16, resposta do time catarinense. Ednei fez bela jogada pela direita e finalizou com força para defesa de Jefferson. Após a chance, o jogo voltou a ficar desanimado até que Daniel, aos 29, partiu livre pela esquerda e cruzou para Zeballos na área. O atacante paraguaio dominou de frente para o gol, mas o lance foi anulado por um impedimento inexistente.
Mas, aos 31, Ramirez finalmente abriu o placar com um golaço. O peruano recebeu pela esquerda e deu um belo chute para o gol encobrindo o goleiro Danilo. 1 a 0 Fogão e festa nas arquibancadas. Com o gol, o Alvinegro preferiu deixar a posse de bola com o adversário que pouco produziu e conseguiu levar a vantagem para os vestiários.
No início do segundo tempo, o Botafogo voltou melhor e teve as primeiras oportunidades do jogo. Aos 5, Edilson cobrou falta da esquerda diretamente para o gol e o arqueiro Danilo segurou firmemente. Aos 10, Ramírez recebeu na entrada da área e finalizou, mas o chute saiu sem força e Daniel fez a defesa de forma tranquila.
Após os dois lances, a Chapecoense acordou no jogo e passou a pressionar o Fogão. Aos 15, Jefferson mostrou por que está na seleção brasileira. Em falta cobrada para área, o zagueiro Groli subiu sozinho e cabeceou firmemente para o gol. O goleiro Alvinegro voou para fazer uma belíssima defesa
Aos 24, Tiago Luís levantou bola na área e a zaga do Botafogo parou pedindo impedimento de Camilo, não marcado pelo assistente. O atacante da Chapecoense não conseguiu alcançar a bola e desperdiçou boa oportunidade de empatar o jogo.
Na jogada seguinte, a melhor chance no jogo para o time catarinense. Bruno Rangel recebeu boa bola na entrada da área e finalizou no canto de Jefferson, o goleiro não alcançou a finalização que parou na trave. Na volta, a bola ainda tocou as costas do arqueiro e foi para o escanteio.
No fim de jogo, o Botafogo apenas administrou a vantagem conseguida ainda no primeiro e controlou as ações da Chapecoense sem sofrer risco do empate. O apito final despertou festa da torcida que compareceu em bom número ao Maracanã e pôde comemorar mais uma vitória do Alvinegro.
BOTAFOGO 1X0 CHAPECOENSE
Estádio: Maracanã
Público e Renda: 18.450 presentes / 15.909 pagantes e R$ 273.615,00
Árbitro: Anderson Daronco - RS
Gols: Ramírez (Botafogo, aos 31' do 1ºT)
Cartão amarelo: Ferreyra, Bolívar (BOT) e Fabiano (CHA)
Cartão vermelho: -
BOTAFOGO: Jefferson; Edílson, Bolívar, André Bahia, Junior César; Airton (Bolatti, aos 26' 2ºT), Gabriel, Ramírez, Daniel (Yuri Mamute, aos 15' do 2ºT); Zeballos (Sidney, aos 35' do 2ºT) e Ferreyra. Técnico: Vagner Mancini.
CHAPECOENSE: Danilo; Fabiano, Rafael Lima, Grolli e Ednei; Wanderson, Abuda (Tiago Luís, aos 20' do 2ºT), Dedé (Rychely, aos 37' do 2ºT), Zezinho e Camilo (Mailson, aos 28 2ºT); Bruno Rangel.Técnico: Celso Rodrigues.