Rio - A crise do Botafogo aumenta a cada dia. Agora, além de salários atrasados e do recente episódio da dispensa de Emerson Sheik, Bolívar, Edilson e Julio Cesar, o Alvinegro segura a lanterna do Campeonato Brasileiro. O Glorioso perdeu para o Palmeiras por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Maracanã, e caiu para o último lugar. O Fogão amargou a terceira derrota consecutiva. O cenário está cada vez mais nebuloso para o clube carioca.

Afundado na zona de rebaixamento, com 26 pontos, o Botafogo encontra problemas para reagir dentro e fora de campo. Para piorar a situação, ainda sofre com desfalques. E terá duas baixas na próxima rodada: Ramírez e Carlos Alberto, suspensos. O time luta, mas esbarra em deficiências. Contra o Palmeiras, custou a se acertar e teve dificuldade ofensiva. O clube paulista se aproveitou, engatou a segunda vitória seguida - agora tem 31 pontos - e se distanciou da zona de rebaixamento.
FOTOGALERIA: As imagens da vitória do Palmeiras sobre o Botafogo no Maracanã
Na próxima rodada, neste sábado, às 18h30, o Botafogo tem mais um paulista pela frente e encara o Corinthians na Arena Amazônia. O Palmeiras entra em campo no mesmo dia, às 21h, e recebe o Grêmio no Pacaembu.
O jogo
O duelo começou em ritmo lento e com pouca criatividade. As duas equipes erravam passes em demasia. O primeiro lance de perigo demorou a acontecer. Aos 24 minutos, Valdivia cobrou falta pela esquerda. Helton Leite quase se complicou, mas, com dois socos, afastou a bola. O chileno assustou pouco depois. Ele invadiu a área e chutou com força, mas para fora.
LEIA MAIS: Notícias, contratações e bastidores: confira o dia a dia do Botafogo
O técnico Vagner Mancini foi obrigado a fazer a primeira mudança. Fabiano sentiu a coxa direita e deu lugar a Carlos Alberto. O Botafogo, enfim, ameaçou o Palmeiras. De fora da área, Rogério testou Fernando Prass. O goleiro espalmou. O Fogão chegou com perigo de novo. Após cobrança de falta, Matheus tocou de cabeça e André Bahia finalizou. A bola passou perto da trave esquerda.
Empolgado, o Botafogo chegou mais uma vez. O lateral-direito Régis ganhou na área e chutou, mas Prass defendeu. O Palmeiras respondeu com Wesley. O chute do volante foi para fora, com perigo. Nos acréscimos, Cristaldo cabeceou e forçou Helton Leite a salvar o clube carioca.
VEJA MAIS: Confira a tabela e classificação do Campeonato Brasileiro
O Palmeiras voltou para o segundo tempo com Leandro no lugar de Cristaldo. O atacante participou do lance do gol do clube paulista logo aos quatro minutos. Ele tocou para Valdivia. O chileno conseguiu ludibriar dois marcadores e cruzou para Henrique, que dominou e chutou no canto: 1 a 0.

Vagner Mancini lançou o Botafogo ao ataque. Ele colocou Wallyson no lugar de Airton. O atacante quase empatou. Ele arriscou de fora da área. A bola foi para fora, mas com perigo. Zeballos também amaeçou, mas o arremate subiu. Depois, foi substituído por Yuri Mamute.
O Palmeiras quase ampliou. Valdivia achou Leandro, mas o chute do atacante desviou em André Bahia, que se atirou para salvar o time. Quem também brilhou foi Fernando Prass. O goleiro evitou chute de Rogério. Com liberdade, Valdivia emendou e quase complicou a vida de Helton Leite, que espalmou. Depois, o goleiro trabalhou em finalização de Allione, que entrou no lugar de Henrique.
Rogério teve a última oportunidade, mas chutou para fora. O clube paulista segurou o resultado e aumentou a crise do Botafogo.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0X1 PALMEIRAS
Estádio: Maracanã
Público: 9.123 pagantes / 10.200 presentes
Árbitro: Fabrício Neves Corrêa
Gol: Henrique (Palmeiras, aos 4' do 2ºT)
Cartão amarelo: Matheus, Carlos Alberto e Ramírez (Botafogo) e Marcelo Oliveira, Juninho e Valdivia (Palmeiras)
Cartão vermelho: -
BOTAFOGO: Helton Leite; Régis, Matheus, André Bahia e Junior Cesar; Airton (Wallyson, aos 15' do 2ºT), Gabriel, Fabiano (Carlos Alberto, aos 30' do 1ºT) e Ramírez; Rogério e Zeballos (Yuri Mamute, aos 30' do 2ºT); Técnico: Vagner Mancini.
PALMEIRAS: Fernando Prass; João Pedro, Lúcio, Tobio e Juninho; Marcelo Oliveira, Victor Luis, Wesley (Washington, aos 41' do 2ºT) e Valdivia; Cristaldo e Henrique (Allione, aos 32' do 2ºT); Técnico: Dorival Júnior.