Por edsel.britto

Rio - Enquanto o time profissional parece perder fôlego na reta final da Taça Guanabara, o sub-20 do Botafogo segue líder isolado, atropelando os adversários que encontra pela frente e já se garantiu nas semifinais do Carioca. Com apenas uma derrota, o melhor ataque - juntamente com o Flamengo - e a segunda melhor defesa, a campanha dos garotos alvinegros chama a atenção até dos jogadores da equipe de cima.

"O bom momento do futebol do Botafogo, tanto no profissional quanto nos juniores, é reflexo de uma organização que vem sendo feita no clube. Isso tudo acaba dando resultado dentro de campo. E a base vem abastecendo o time com bons jogadores. Hoje temos excelentes exemplos no nosso time. Sassá, Fernandes, Gilberto já têm algum destaque", cita o experiente volante Marcelo Mattos.

O Botafogo é o líder isolado no Carioca Sub-20 e já está classificado para as semifinaisarquivo pessoal

Com a goleada de 6 a 0 sobre o Barra Mansa na quarta-feira, o time do técnico Mauricio Ferreira assegurou uma das vagas nas semifinais com três rodadas de antecedência. O Alvinegro prova a cada partida que está no caminho certo rumo ao bicampeonato estadual. Para um clube que há menos de dez anos possuía uma base abandonada, os resultados atuais são motivos de orgulho.

"A base do Botafogo vem sendo reformulada e os resultados começaram a aparecer no ano passado. Somos os atuais campeões do Carioca Sub-20 e chegamos na final do Torneio Octávio Pinto Guimarães. Esse ano estamos na liderança do Estadual e com um time muito equilibrado dentro de campo. Vamos em busca do bicampeonato", garante o atacante Vinícius Tanque, artilheiro do Carioca com 14 gols.

O atacante, que completa 20 anos amanhã, é uma das grandes promessas dos juniores. Ele já chegou a treinar entre os profissionais, mas ainda não teve a chance de fazer sua estreia pelo time de cima. Se continuar com a média de gols, a oportunidade não irá demorar. Apesar de buscarem todos os títulos possíveis pelo sub-20, os garotos vêm na promoção à equipe de René Simões a grande conquista de suas carreiras. Por isso, o ritmo não pode diminuir nas três últimas rodadas da Taça Guanabara, mesmo com o Alvinegro já classificado.

Vinícius Tanque lidera a boa campanha do Botafogo no Carioca Sub-20 e é o artilheiro com 14 golsarquivo pessoal

"Isso faz com que a comissão técnica dos profissionais olhe com mais atenção para os juniores e chame alguns jogadores para comporem o elenco de cima em treinos e jogos", ressalta o meia Leandrinho, autor de seis gols na competição.

Nos últimos anos, as categorias de base do Botafogo voltaram a dar frutos depois de um longo período infértil. Dória, Gabriel, Jadson, Daniel e Vitinho se destacaram e acabaram se transferindo. A fartura endossa o trabalho que vem sendo feito pelos profissionais que participam do dia a dia dos garotos e, dentro do clube, a expectativa é que ele tenha longevidade.

"A recuperação da base do Botafogo vem sendo feita de maneira incrível. Nós sentimos dentro e fora de campo todas as mudanças. E isso reflete diretamente nos resultados. Espero que isso permaneça por muito tempo", torce o meia Moraes.

Você pode gostar