Por pedro.logato

Rio - Num fato raro, mas não impossível no futebol brasileiro, o Botafogo disputará o terceiro campeonato diferente em apenas uma semana. Depois de perder a final do Carioca e se classificar na Copa do Brasil, o time iniciará amanhã, contra o Paysandu, a árdua caminhada na principal competição da temporada, a Série B do Brasileiro, com o objetivo claro de retornar à elite.

“No Carioca tivemos seriedade de Copa do Mundo e precisa ser assim no Brasileiro. As equipes que vão nos enfrentar terão visibilidade e jogarão como se fosse o Mundial. Precisamos agir do mesmo jeito”, avisa René Simões, que acredita já ter tido a experiência de jogar três competições em uma semana no Bahia, em 1989: “Não tenho certeza, acho que jogamos na quarta pela Libertadores, no Peru. Domingo, o Baiano e, na outra quarta, a Copa do Brasil.”

René Simões quer equipe focada na SegundonaUanderson Fernandes

A preocupação com o desgaste foi tão grande que René Simões optou por jogar com os reservas na Copa do Brasil, contra o Capivariano. O pensamento estava voltado para começar bem a difícil caminhada na Série B. Assim, o treinador teve dois dias a mais para preparar a equipe para a estreia.

LEIA MAIS: Notícias, contratações e bastidores: confira o dia a dia do Botafogo

“O time está preparado. Em quatro meses a equipe amadureceu bastante, aprendeu com as dificuldades”, afirmou o técnico, que durante toda a coletiva só falou Brasileiro, e não Série B.

Independentemente de como chama, René sabe da obrigação de subir. O próprio presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, já declarou que o prejuízo seria enorme em caso de permanência na Segundona e comprometeria o futuro do clube. Para evitar a pressão, o treinador tenta blindar o elenco.

“A comissão técnica tem noção da representatividade da volta para a Série A, mas o grupo estará concentrado para jogar contra o Paysandu. Pensaremos jogo a jogo. Quem se preocupa com o clube é o presidente. Temos que ganhar os jogos”, completou.

Você pode gostar