Por fabio.klotz

Rio - Há 12 anos, o Botafogo passava por um dos momentos mais complicados da sua história. Rebaixado para a Série B, o Glorioso iniciava contra o Marília a caminhada para retornar à elite do futebol brasileiro. Na equipe que conseguiu o acesso, dois líderes se destacaram dentro de campo pela garra: Sandro e Túlio. Apesar da força e da união do elenco, os dois foram unânimes em dizer que sem o apoio dos torcedores a volta para a Primeira Divisão seria quase que impossível. Para 2015, ambos acreditam que o clube vive um momento mais favorável em termos de estrutura, mas alertam que o objetivo alvinegro só será alcançado novamente com a presença da torcida alvinegra.

Sandro destaca liderança de Jefferson no BotafogoCarlos Moraes

Assim como em 2003, o Botafogo passa por uma mudança de gestão. Naquela ocasião, Mauro Ney Palmeiro havia deixado o clube para que Bebeto de Freitas assumisse o cargo. Atualmente, Carlos Eduardo Pereira substituiu Maurício Assumpção como mandatário do clube. Apesar das semelhanças, Túlio acredita que a situação atual do Alvinegro é bem mais tranquila que a anterior.

"Em 2003, a gente passava por um momento bem pior. Hoje há uma boa estrutura, tem como fazer uma equipe com uma média de salário boa. O Bebeto enfrentou um incêndio um dia antes de assumir a gestão, foi uma queima de arquivo. Não se tinha noção de quanto o clube devia. Nós ficamos um pouco "largados", porque ele não tinha como se meter no futebol, tinha muito problema. A estrutura do Caio Martins não era profissional. Hoje, o Botafogo tem problemas mais dentro de campo do que fora dele", disse.

Botafogo de Túlio enfrentou Brasiliense de Túlio Maravilha na Série B de 2003Arquivo O Dia

Assim como o ex-companheiro de equipe, Sandro também consegue ver a atuação geração alvinegra em vantagem por conta dos problemas fora de campo terem sido maiores em 2003. "As situações financeiras são parecidas, mas atualmente o Botafogo tem o Engenhão, com casa cheia. Nossa época era o Caio Martins, a renda era pouca. O público era menor", afirmou.

O momento do futebol também é melhor atualmente. Em 2003, o Botafogo não chegou nem a disputar as semifinais do Carioca. Nesta temporada, a equipe eliminou o Fluminense, conquistou a Taça Guanabara, mas acabou vice-campeã da competição. Apesar de elogiar a campanha do Alvinegro, Túlio acredita que o elenco não pode se iludir com o bom começo de ano.

Capitão%2C Sandro ajudou o Botafogo a voltar para a elite do futebolArquivo O Dia

"Essa boa campanha não pode servir de ilusão. Em 2003, fizemos um planejamento exclusivo para a Série B. Acho que para brigar pelo título precisa de reforços. Acho que atualmente sobe com sacrifício. Caso consiga reforços pode brigar pelo título", opinou.

Um dos líderes daquele elenco, Sandro acredita que a função de liderar a equipe é exclusiva de Jefferson. Porém, o ex-capitão alvinegro, ressaltou que também há outros bons jogadores no time que podem ajudar a equipe do Botafogo na complicada disputa pelo retorno à elite.

"O Jefferson, pela sua liderança positiva, por ser o goleiro da Seleção, é o grande destaque. Mas tem o Bill, que sempre faz gols, Pimpão, se jogar, Jobson, se for liberado, não tem uma figura ideal para o Botafogo como referência. O time é conjunto, nada individual. Mas o Jefferson fará a diferença, tanto como liderança, como técnica. A presença dele por si só já será respeitada", destacou o zagueiro.

Só que a verdadeira estrela solitária alvinegra deve vir das arquibancadas. Tanto Sandro quanto Túlio acreditam que a torcida alvinegra será determinante para empurrar o time de volta para a Primeira Divisão. Ambos relembram os momentos vividos pela equipe de 2003, quando as festas ainda aconteciam no Caio Martins. Em 2015 o palco será o Estádio Nilton Santos.

"A nossa classificação foi complicada, com muita luta. O diferencial do Botafogo naquela época foi a torcida, que comprou a ideia e incentivou o time. Série B é bem difícil. A cada cidade é pressão, casa cheia, todo mundo pressionado, todo mundo que jogar contra o Botafogo vai atuar no seu limite", disse Sandro.

Túlio reforçou a opinião do ex-companheiro: "Será uma batalha complicada. O time vai precisar da torcida como nós precisamos, os torcedores vão ter de entender, não vão poder jogar contra, porque o momento é complicado, mas tenho certeza de que eles vão novamente apoiar o time."

O Botafogo vai fazer a sua estreia na Série B do Campeonato Brasileiro contra o Paysandu, no Mangueirão. O duelo acontece neste sábado, às 21 horas. Após 38 rodadas com turno e returno, as quatro primeiras equipes se classificam para a Série B, assim como as quatro últimas são rebaixadas para a Série C.

* Colaborou Jéssica Rocha

Você pode gostar