Por pedro.logato

Rio - Festejado por um grupo de dezenas de torcedores no início da manhã desta quinta-feira em seu desembarque no aeroporto do Galeão, no Rio, depois de ter superado o Olimpia nos pênaltis na noite de quarta-feira, em Assunção, no Paraguai, após derrota por 1 a 0 no tempo normal, o time do Botafogo agora espera por dificuldades ainda maiores na fase de grupos da Copa Libertadores.

Além do paraguaio Olimpia, a equipe carioca passou pelo chileno Colo Colo, outro tradicional time do futebol sul-americano, em uma das fases preliminares desta edição da competição continental. Mas, apesar de os seus comandados terem mostrado força para chegarem embalados e confiantes à fase de grupos, o técnico Jair Ventura e o meia Montillo contiveram a euforia nesta quinta ao lembrarem que o nível de exigência será ainda maior daqui para frente.

Botafogo avançou pela LibertadoresVitor Silva / SS Press

O Botafogo ingressou no Grupo 1 da Libertadores, que conta com o colombiano Atlético Nacional, atual campeão, o Estudiantes, da Argentina, e o Barcelona de Guayaquil, do Equador. "Agora temos de descansar um pouquinho porque agora o 'bicho vai pegar'. A gente ficou apreensivo quando soube que teríamos Colo-Colo e o Olimpia pela frente, mas foi uma boa prova de fogo", ressaltou Jair Ventura, durante o desembarque botafoguense nesta quinta.

O comandante poderá dar um refresco ao seu elenco neste próximo final de semana pelo fato de o time ter ficado fora das semifinais da Taça Guanabara, a primeira fase do Campeonato Carioca, em um reflexo de a equipe priorizar as fases preliminares da Libertadores.

Montillo, por sua vez, alertou que já é preciso começar a focar a fase de grupos da Libertadores. "Conseguimos o primeiro objetivo do clube, nada foi fácil e vai ficar mais difícil ainda Vamos trabalhar para continuar sonhando", ressaltou o argentino, por meio de sua página no Twitter, após não jogar contra o Olimpia na última quarta-feira por ter se lesionado no confronto de ida do mata-mata, no Rio.

Herói da classificação ao defender três pênaltis, o goleiro Gatito Fernández destacou que essa sua atuação "representa uma reviravolta" em sua trajetória no Botafogo, depois de ter perdido a posição para Helton Leite, que foi mantido como titular mesmo após ele ter se recuperado de lesão. "Eu estive fora por causa da lesão e consegui ajudar os companheiros com a classificação. A dedicatória para o jogo foi para o Helton, que saiu, sei o quanto ele está sentindo isso. A gente sente quando acontecesse com o colega. Desejo pronta recuperação", afirmou, em entrevista ao SporTV.

Você pode gostar