Rio - A caminhada do Botafogo em casa na Libertadores continua com o protocolo desejado pela torcida. Agora na fase de grupos, o Glorioso fez a sua primeira partida no Engenhão contra o Estudiantes e dentro de casa a equipe carioca voltou a vencer, desta vez por 2 a 1, nesta terça-feira.
O resultado foi a terceira vitória alvinegra no Nilton Santos na competição. Antes, na fase preliminar, o Glorioso havia vencido o Colo-Colo e o Olimpia. Nesta terça-feira, contra o Estudiantes, o Botafogo derrotou o Estudiantes com gols de Roger e Pimpão, que novamente, mostrou a sua estrela decisiva. Otero descontou para os argentinos.
O Botafogo volta a jogar pela Libertadores no dia 14 de abril contra o atual campeão da Libertadores, o Atlético Nacional da Colômbia. A partida acontece em Medelim. Já o Estudiantes recebe o Barcelona de Guayaquil, no próximo dia 11, em La Plata.
O JOGO
A presença da torcida que compareceu ao Engenhão não fez o Botafogo começar ligado a partida contra o Estudiantes. Com muita dificuldade no toque de bola, o Glorioso teve problemas para marcar o time argentino. Porém, pouco antes do intervalo, a equipe carioca conseguiu equilibrar a partida e até sair na frente.
Os visitantes tiveram duas boas oportunidades, mas não conseguiram marcar. Aos 18 minutos, Lucas Rodríguez arriscou de fora da área, levando perigo ao gol de Gatito. Seis minutos depois, Otero disparou, passou pela zaga alvinegra e finalizou para boa defesa do goleiro alinegro que salvou a equipe carioca.
Perto do intervalo, o Botafogo foi melhorando. Aos 31 minutos, após levantamento de Montillo, Carli cabeceou sozinho, porém, a finalização foi para fora. Dois minutos depois não teve jeito. Marcelo levantou a bola para área, Bruno Silva tentou a finalização e a bola sobrou para Roger, que acertou uma bela puxada, meio de voleio, meio de bicicleta. abrindo o placar.
O Botafogo voltou para o segundo tempo mais confiante do que estava na primeira etapa. Com mais posse de bola e ganhando a maioria das divididas, o Glorioso conseguiu se impor ao Estudiantes, que já deixava aparentar estar sentindo os efeitos do período sem jogos por conta da greve no Campeonato Argentino.
Só que no seu melhor momento na partida, o Botafogo acabou levando o empate. Aos 16 minutos, em cobrança de falta, Otero colocou por cima da barreira e o goleiro Gatito Fernández acabou aceitando.
Buscando mais força ofensiva, Jair Ventura colocou Sassá em campo. O jovem atacante começou a jogada do segundo gol. O atleta fez bela jogada pela esquerda e foi no fundo, Camilo finalizou errado e a bola sobrou para Rodrigo Pimpão, que novamente mostrou estrela, e finalizou para recolocar a equipe carioca na frente do placar.
Sobrando fisicamente, o Botafogo ainda teve chances de ampliar a sua vantagem, mas faltou um pouco de capricho dos finalizadores. Mesmo sem conseguir outro gol, os torcedores alvinegros não ficaram nem um pouco chateados pois a vitória já estava garantida.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 1 ESTUDIANTES (ARG)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
?Árbitro: Jonathas Fuentes (URU)Gols: Roger (33'/1/ºT), Otero (16'/2ºT) e Rodrigo Pimpão (33'/2ºT)
Cartões amarelos: Marcelo, Iritier, Bruno Silva, Shunke
Cartão vermelho: Não houve
Renda e público: R$1.723.825,00/28.176 pagantes.
Gols: Roger e Pimpão (BOT); Otero (EST)
BOTAFOGO: Gatito Fernández, Marcelo, Carli, Emerson Silva e Victor Luís; Bruno Silva e Airton; Camilo (Rodrigo Lindoso, 44'/2ºT), Montillo (Sassá, 23'/2ºT) e Rodrigo Pimpão; Roger (Guilherme, 34'/2ºT) - Técnico: Jair Ventura.
ESTUDIANTES (ARG): Andújar, Sánchez, De Sábato, Dubarbier e Schunke; Solari (Cejas, 39'/2ºT), Acascibar, Damonte e Lucas Rodríguez (Toledo, 35'/2ºT); Otero e Viatri (Iritier, 29'/2ºT) - Técnico: Nelson Vivas.