Por bferreira

Rio - O treinamento do Botafogo nesta quinta-feira contou com uma novidade. Sem clube, o veterano lateral-direito Maicon, de 35 anos, apareceu no estádio do Engenhão e fez trabalhos físicos no campo anexo do estádio, embora não tenha firmado qualquer vínculo com o time carioca.

Maicon está treinando no BotafogoReprodução Twitter

De acordo com o Botafogo, Maicon pediu e recebeu o aval do clube para treinar e melhorar o seu condicionamento físico. O jogador, que fez parte do grupo da seleção brasileira nas edições de 2010 e de 2014 da Copa do Mundo, está sem clube desde junho, quando deixou a Roma.

Não há nada certo que o Botafogo possa contratar Maicon nas próximas semanas, mas o veterano despertou anteriormente o interesse do time carioca. Além disso, a escassez de jogadores da sua posição no elenco dirigido por Jair Ventura, especialmente por causa de lesões, pode levar o clube a tentar contratá-lo.

Considerado o titular da posição, Luis Ricardo sofreu fratura no tornozelo em 2016 e só deve voltar a jogar em maio. As situações de Jonas e Marcinho são ainda mais graves, pois ambos tiveram graves lesões no joelho e não devem atuar mais em 2017. Por causa disso, Jair Ventura já improvisou o zagueiro Marcelo e o meia Fernandes na lateral direita.

Maicon iniciou a sua carreira profissional pelo Cruzeiro, clube em que foi campeão brasileiro e da Copa do Brasil em 2003, se transferindo no ano seguinte para a Europa. Em 12 anos no Velho Continente, ele passou por Monaco, Internazionale, Manchester City e Roma, tendo inclusive vencido a Liga dos Campeões da Europa na temporada 2009/2010.

EMERSON SILVA

O experiente Emerson Silva, de 33 anos e um dos líderes do elenco botafoguense, cobrou uma atitude diferente à do último jogo contra o Fluminense para vencer o rival neste domingo, no estádio do Engenhão, no Rio, pela semifinal da Taça Rio - o encontro mais recente entre os times terminou com a vitória do time tricolor por 3 a 2, após o Botafogo abrir dois gols de vantagem. Apesar do alerta, o zagueiro demonstrou entusiasmo com a boa fase que vive na equipe.

"Acredito no meu bom momento aqui no clube, estou bastante confiante e feliz com meu trabalho aqui. Mesmo ano passado não sendo titular eu pude atuar em bastante jogos e ajudar. Fui um dos que mais joguei. Iniciar como titular também é importante, dá mais confiança. Agora é manter os pés no chão para ajudar sempre o Botafogo. Importante essa confiança do treinador, do grupo e estou bastante feliz aqui. Espero melhorar a cada dia", disse Emerson Silva.

O técnico Jair Ventura não revela qual será o time que sairá jogando contra o Fluminense. Para o zagueiro Emerson Silva, o mistério é um trunfo na guerra de nervos antes de uma decisão. "Vai ficar no mistério. É uma arma dos treinadores e é válida sim. Sei que a imprensa quer informações, mas vale quando se trata de um clássico. Assim dificulta um pouco para a equipe do Fluminense. O que posso dizer para vocês é que estamos treinando bastante para esse jogo", afirmou o defensor.

Com informações do Estadão Conteúdo

Você pode gostar