Por rafael.arantes
Rio - Há menos de dois meses, o Atlético-PR estragou uma grande festa rubro-negra. No Maracanã, o Furacão venceu o Flamengo por 4 a 2 em pleno Maracanã e acabou vendo o técnico Mano Menezes deixar o cargo. Agora, no mesmo estádio, Jayme de Almeida deu um verdadeiro troco para os paranaenses. Após tirar o time da área de risco do rebaixamento no Brasileirão, o treinador conquistou seu primeiro título como técnico e justamente sobre a equipe que transformou a vida rubro-negra num verdadeiro dilema. A resposta foi em campo, e o Fla fez do Atlético-PR um mero coadjuvante.
Jogadores festejam título do FlamengoAndré Mourão / Agência O Dia

Um empate em 1 a 1 no jogo de ida da decisão, realizado no Estádio Durival de Brito, deu ao Flamengo a vantagem do empate e, no Maracanã a história foi outra. Uma vitória por 2 a 0 e uma festa completa para a torcida rubro-negra, que viu Elias e Hernane marcarem para garantir a ida do título para a Gávea.

Publicidade

Jayme de Almeida estreou pelo Flamengo empatando com o Náutico, na Arena Pernambuco. Naquela altura, o Rubro-Negro estava muito próximo da degola. Na rodada seguinte, a equipe venceu o Criciúma por 4 a 1 e deu uma respirada no Brasileiro.

A partir deste momento, o time carioca começou a crescer. A virada definitiva do Flamengo na temporada veio com a goleada por 4 a 0 sobre o Botafogo nas quartas de final da Copa do Brasil. A classificação da fase seguinte, somada a algumas vitórias no Brasileiro, afastanto o perigo iminente do rebaixamento, deram ao elenco confiança e para Jayme a tranquilidade necessária para trabalhar.

Ao todo foram 20 partidas de Jayme comandando o Flamengo até a conquista da Copa do Brasil. O Rubro-Negro venceu a metade, empatou seis vezes e perdeu apenas quatro.

Flamengo é tricampeão da Copa do BrasilErnesto Carriço / Agência O Dia