Por rafael.arantes
Rio - Técnico o Flamengo faz em casa. Foi assim com Carlinhos e Andrade, agora é a vez de Jayme de Almeida. Interino no início, hoje está mais do que efetivado e é outro treinador prata da casa a ter sucesso no comando do time de maior torcida no Brasil. Nesta quarta, ao comandar o Flamengo na final diante do Atlético-PR, no Maracanã lotado, Jayme entrou para o seleto grupo de campeões nacionais pelo clube rubro-negro.
Mas o caminho até o título da Copa do Brasil não foi fácil. Auxiliar técnico do Flamengo desde 2010, Jayme de Almeida foi alçado à condição de interino depois da saída inesperada de Mano Menezes. Se havia alguma desconfiança, ela durou pouco. O treinadorprovou rapidamente seu valor e ganhou o carinho da torcida e do elenco, que passou a pedir a permanência do prata da casa. O pedido foi atendido. Horas antes do clássico diante do Botafogo, pelas quartas da Copa do Brasil, uma reunião da diretoria com Jayme definiu a extensão do acordo com o técnico até o fim do ano, o que deu segurança em meio às especulações da chegada de um novo treinador.
Jayme entra em seleto hall de técnicos vitoriosos do FlamengoEfe

A proteção da diretoria deu novo ânimo, e o sossegado Jayme impôs seu trabalho. Então em situação complicada no Brasileiro, o Flamengo conseguiu se recuperar e hoje não corre mais risco de queda. "Jogamos uma sementinha em um grupo de estava muito debilitado e saiu uma planta muito linda", disse ele. Na Copa do Brasil veio a consagração e a conclusão de uma temporada vitoriosa.

Publicidade
"Sei que a gente estava desacreditado, mas a gente acreditou. E isso é mais gostoso ainda. Falaram que a gente ia perder para o Botafogo, para o Goiás e para o Atlético-PR, mas ganhamos de todos e somos campeões", disse Jayme após seu primeiro título como técnico.
Vale lembrar que a campanha na Copa do Brasil teve três técnicos no comando do clube carioca. Jorginho dirigia o time até o começo de junho, nas primeiras fases, mas o início ruim no Brasileirão foi determinante para a saída do ex-lateral. Mano Menezes assumiu depois da parada para a Copa das Confederações e pediu demissão do Flamengo em setembro. Então veio Jayme...
Publicidade
O triunfo deve garantir o emprego de Jayme de Almeida para 2014, com a volta à Libertadores. "Em relação ao meu futuro, não sou adivinho e não tenho como responder. Posso dizer que aquilo que foi me pedido foi feito. Agora, não sei se vou continuar no Flamengo. Todos sabem que sou funcionário do clube, mas vamos resolver essa situação depois do dia 8 de dezembro", afirmou o técnico flamenguista.
Título dá força para Jayme superar o pai

Jaime de Almeida, o pai do atual comandante rubro-negro, foi ídolo do clube entre 1938 e 1950, conquistou quatro títulos cariocas e ainda defendeu a seleção brasileira. No entanto, como treinador foi irregular. Comandou o Flamengo em sete oportunidades, sempre de forma interina. Como técnico, o filho já chegou mais longe, mesmo com menos tempo no comando.
Publicidade
O jogador Jayme seguiu os passos do pai e também foi zagueiro. Jogou 194 partidas pelo Flamengo, entre 1973 e 1976, e marcou um gol. Depois, foi para o São Paulo, onde jogou entre 1977 e 1980 e foi campeão paulista. Se aposentou dos gramados pelo Guarani, onde atuou até 1982.
Reportagem: Mauricio Nadal
Publicidade