Artilheiro e ídolo do Flamengo, Nunes ganha livro em sua homenagem

'Nunes, o Artilheiro das Decisões' será lançado na quinta-feira

Por O Dia

Nunes ganha livro
Nunes ganha livro -

Rio - João Batista Nunes de Oliveira. Nome imponente, de um atacante bom de bola, mas que virou lenda do futebol mundial sob outra alcunha. Também chamado de Joãozinho e, posteriormente, de João Danado, entrou para a história do Flamengo como "Nunes, o Artilheiro das Decisões", epíteto que batiza o livro do escritor e jornalista Marcos Eduardo Neves, outro golaço do autor de biografias como 'Nunca Houve um Homem como Heleno”, que virou filme com Rodrigo Santoro, e "Alex, A Biografia”, que vendeu mais de 25 mil cópias somente na pré-venda, na Turquia. O lançamento será nesta quinta-feira, no Fla Memória (Av. Borges de Medeiros, 997; na Lagoa), das 17h às 22h.

Nunes ganha livro - Divulgação

Ao longo das 320 páginas de "Nunes, o Artilheiro das Decisões", o leitor poderá reviver - e se deliciar - com os gols marcantes - e inesquecíveis - deste matador com a camisa rubro-negra. Afinal, ele fez dois na final que rendeu o primeiro título nacional ao Flamengo, em 1980, contra o Atlético-MG, no Maracanã. Cravou outros dois no poderoso Liverpool, dando o Mundial – nada pode ser maior – para o clube em 1981, bem como na conquista do dramático Carioca de 1981, contra o Vasco, e, em Porto Alegre, contra o Grêmio, na campanha do bicampeonato brasileiro do Mais Querido, em 1982.

Mas a história de Nunes é muito mais do que apenas gols importantes pelo time da Gávea. Trata-se de um livro para os aficionados por futebol ou por belas histórias de vida. O leitor poderá conhecer um pouco mais o menino nascido em Cedro de São João (SE) e que, ainda dente-de-leite do Fluminense de Feira de Santana (BA), sonhador como tantos outros garotos que se imaginam nos estádios mais conhecidos do país, viu-se frente a frente com Mané Garrincha, durante uma excursão do Flamengo à Bahia. Decidiu que seria jogador de futebol e deu o pontapé inicial à vitoriosa carreira, com passagens por Confiança (SE), Santa Cruz (PE), Fluminense, Monterrey (MEX), Botafogo e Náutico (PE), entre outros. Uma trajetória que o levou à seleção brasileira - só não foi titular na Copa do Mundo de 1978 por contusão - e o transformou em um controverso personagem do mundo do futebol e em uma lenda muito maior do que se possa imaginar.

SERVIÇO

Nunes, O Artilheiro das Decisões

Local: Fla Memória, Gávea (Av. Borges de Medeiros, 997; Lagoa, Rio de Janeiro/RJ)

Horário: 17h às 22h

320 páginas

R$ 49,90