Pablo Marí posa com a camisa rubro-negra e avisa: 'Agora sou Mengão' - REPRODUÇÃO INSTAGRAM
Pablo Marí posa com a camisa rubro-negra e avisa: 'Agora sou Mengão'REPRODUÇÃO INSTAGRAM
Por Yuri Eiras
Rio - Brasil e Espanha é um comércio desigual quando o assunto é exportação de jogadores. Centenas de brasileiros já atuaram e seguem atuando no futebol espanhol, mas são raros os casos de atletas ibéricos nas terras daqui. O Flamengo teve três espanhóis em sua história - o mais recente é o zagueiro Pablo Marí, de 25 anos, anunciado na manhã desta quinta-feira (11) nas redes sociais do clube.
O primeiro filho do Reino de Espanha a vestir a camisa do Flamengo foi o goleiro José Túnel Caballero, conhecido como Talladas. O arqueiro chegou ao Brasil em 1934 para atuar no Galícia da Bahia, clube tradicional da colônia espanhola em Salvador. Ele acertou com o Rubro-Negro em 1937, mas não vingou. Foram 19 jogos pelo clube carioca antes de se transferir para o Santos/SP, onde fez relativo sucesso.
Publicidade
O segundo e mais famoso espanhol do Flamengo foi o atacante José Armando Ufarte, o Espanhol, que atuou entre 1961 e 1964. Foram 106 jogos, 15 gols e dois títulos importantes: o Rio-São Paulo de 1961 e o Campeonato Carioca de 1963, sobre o Fluminense. Espanhol, que ainda vive, disse recentemente ao site do Atlético de Madrid, onde foi ídolo: "Joguei no Flamengo, que tem 40 milhões de torcedores, e isso para mim era uma loucura. Um menino que saiu de Pontevedra com 12 anos chegava ao maior clube do Rio de Janeiro. Isso era uma maravilha".
Pablo Marí, o terceiro espanhol, pertencia ao Manchester City, mas não chegou a atuar pelo time de Pep Guardiola. Ele foi emprestado ao Girona (2016) e ao La Coruña, onde atuou na Segunda Divisão Espanhola na última temporada. Marí fechou com o Flamengo até 2022, e deve chegar na próxima semana para ser apresentado oficialmente.