Matéria com
Matéria com"Inri Cristo" do Flamengo, Emilson Fonseca Júnior. Fotos feitas no Maracanã.Estefan Radovicz
Por Yuri Eiras

Ao raiar do dia, um homem de cabelos longos, vestido numa batina branca e enrolado em um grande crucifixo tomará o trem. Domingo é dia de culto, e Emilson Fonseca Júnior se juntará a milhares de outras pessoas para louvar Jesus. O templo é o Maracanã, onde o técnico Jorge Jesus comanda o Flamengo diante do Goiás, às 11h, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Será a estreia do português à frente dos fiéis rubro-negros.

O jogo promete ser uma grande celebração: até ontem, mais de 55 mil ingressos haviam sido vendidos. Emilson será um deles. Vestido como um profeta do Antigo Testamento, o 'Inri Rubro-Negro' é presença frequente no Maracanã. "Vi uma novela em que Moisés vestia uma espécie de manto vermelho. Achei bacana pra caramba e resolvi imitar, mas nas cores do Flamengo. Passei a frequentar o Maraca assim e a galera se amarrou", conta o morador de Barra do Piraí (Sul do estado), que vai acordar antes das 5h para estar presente na partida. 

"A estrada é longa, mas sempre vale a pena. Pego um ônibus até Paracambi, depois um trem até o Maracanã. Quando o jogo é à noite e não tem condução, às vezes passo a madrugada na praia. Tudo pelo Mengão, ó Pai!", diz, em tom celestial, o rubro-negro, parado por crianças e adultos para bater uma foto. Quando é chamado de 'Jesus do Mengão', ele corrige. "Sou Inri. Jesus é forte demais".

Depois de quase um mês treinando o time, durante a parada da Copa América, Jorge Jesus estreou oficialmente na quarta-feira, no empate em 1 a 1 com o Athletico-PR, pela Copa do Brasil. Para Inri, o time mostrou melhora e o treinador teve seus méritos. Mas hoje, diante da torcida, é dia de arrebatamento com grande vitória.

"Quarta-feira já foi bom, mas agora a torcida vai empurrar o time rumo a uma goleada. Principalmente com minha 'bênção': sempre direciono o crucifixo para o lado em que o Flamengo ataca. Enquanto isso, olho para o Cristo Redentor e fico conversando com ele".

A fama de Emilson como o 'Inri Rubro-Negro' não está restrita ao entorno do Maracanã. O torcedor conta que chegou a evitar uma 'dura' da polícia. Um verdadeiro milagre. "Um dia estava andando à noite num local perigoso da minha cidade. A viatura parou para me revistar, mas eles me reconheceram. Disseram 'tá tranquilo, Jesus' e seguiram". 

Você pode gostar
Comentários