O que muda? Médico do Flamengo fala sobre preparação para jogo às 11h e elogia Jesus

Dr. Márcio Tannure falou sobre as mudanças em dias de partida pela manhã

Por Lance

Jorge Jesus, técnico do Flamengo
Jorge Jesus, técnico do Flamengo -
Rio - As experiências anteriores, aliados aos recursos do Flamengo - tanto físicos quanto de pessoal -, fazem com que os jogos disputados às 11h não sejam mais uma preocupação para o departamento médico e de futebol do clube.

Ainda assim, partidas como a de domingo, contra o Goiás no Maracanã, geram certas mudanças na preparação e programação do time, com atenção especial para a alimentação e o horário de descanso.dos jogadores, tudo para que eles tenham condições de atingir o desempenho máximo dentro das quatro linhas.

Ao LANCE!, o Dr. Márcio Tannure explicou alguns dos procedimentos do clube, reforçando que o futebol do Flamengo já atingiu o equilíbrio para este cenário.

"Desde o primeiro jogo (neste horário das 11h, em 2015) para cá vem sendo um aprendizado. O Flamengo se habituou a isso até chegarmos ao ponto de equilíbrio, que é o que fazemos hoje em nossa rotina. Tivemos boas respostas, Todos já se adaptaram, são atletas e, enfim, não temos essa preocupação", explicou o Dr. Márcio Tannure, chefe do departamento médico do Flamengo.

Desde a implementação deste horário no futebol nacional, o Fla já disputou 11 partidas às 11h. Além disso, o Dr. Márcio Tannure ressaltou que o fato do elenco treinar muitas vezes na parte da manhã - as atividades no Ninho do Urubu costumam ser marcadas para às 10h - facilita a adaptação dos atletas.

"Por mais que seja diferente do horário de outros jogos, é bem parecido com a rotina que temos no dia a dia. Os jogadores estão habituados de certa forma."

"TROCA COM MISTER TEM SIDO EXCELENTE"

Os jogos às 11h são apenas uma das peculiaridades do futebol brasileiro as quais Jorge Jesus está sendo "apresentado". Por mais que na Europa existam ligas que utilizem este horário, em Portugal, país natal do treinador, não é comum. Este foi um dos assuntos que os profissionais do Fla conversou com o português e os demais membros da comissão técnica nas últimas semanas.

De acordo com Márcio Tannure, a troca com o "Mister tem sido excelente".

"A troca com o Mister Jorge Jesus e toda comissão técnica tem sido excelente. Não só em relação a esse jogo, mas em toda rotina, treinamentos e condutas. Ele e a comissão estão tentando ao máximo entender o que vínhamos fazendo e o porquê. Assim como nós, estamos sempre trocando para entender a demanda, o desejo e as mudanças implementadas. Não temos tido problemas."

PROGRAMAÇÃO CONTA COM "CAFÉ REFORÇADO"

Para a partida contra o Goiás, os jogadores se apresentam no CT do Ninho do Urubu no início da noite desta sábado. Até a hora da bola rolar no Maracanã, quatro refeições estão programadas. Entre elas, um "café da manhã reforçado", com direito a macarrão, arroz, goiabada e doce de leite à disposição do elenco.

A explicação passa pela rápida digestão deste alimentos, ricos em carboidrato, diferente de alimentos integrais, com fibra, os quais não são recomendados neste caso, explicou Thiago Monteiro, nutricionista do Flamengo, ao LANCE!.

"São alimentos que são digeridos de forma rápida, que dispõem de energia rapidamente ao atleta. Quando o atleta vai jogar às 11h, é importante que ele faça refeições onde tenha alimentos que gerem energia de forma mais rápida."

No jantar, previsto para às 19h15 deste sábado, serão ofertados arroz, feijão, salada e opções de carne branca, como peixe e frango, além de sucos. A ideia é começar a "estocar energia" para o jogo. Já na ceia - que está marcada para às 22h -, estarão à disposição vitaminas, pães e iogurtes, entre outros alimentos ricos em fibras, para que os "os estoques não fiquem zerados" durante a noite.

Após o "café da manhã reforçado", por volta das 7h15, a delegação rubro-negra parte para o Estádio do Maracanã, onde, já no vestiário, os atletas recebem um "último gás" do departamento médico. É a suplementação, feita sempre de 20 a 25 minutos antes da jogo, rica em carboidrato e líquido, facilitando a absorção.

Comentários