Filipe Luis  -  Reprodução / Twitter do Atlético de Madrid
Filipe Luis Reprodução / Twitter do Atlético de Madrid
Por Lance
Rio - As tratativas entre Flamengo e Filipe Luís estão perto do fim. Contudo, ainda é cedo para dizer se o desfecho será positivo ou negativo para os rubro-negros que desejam ver o campeão da Copa América vestindo o manto rubro-negro. Após nova reunião entre as partes nesta semana, a diretoria da Gávea agora está em compasso de espera, enquanto o lateral-esquerdo decide o seu futuro.

A expectativa é por uma definição, no mais tardar, até sexta-feira. Filipe Luís já tem conhecimento da proposta do Flamengo, mas, como já deixou claro, dá prioridade a sua permanência na Europa. O lado familiar, totalmente adaptada a Espanha, pesa para este lado. Porém, se o projeto apresentado pelo Atlético de Madrid - ou outro clube europeu - não agradar, a Gávea é o destino mais provável do camisa 6, cujo vínculo com o Atleti foi encerrado no último dia 30.

O Flamengo ofereceu ao lateral um contrato de dois anos e meio - até o fim de 2021 - com opção de prorrogação por mais um ano. As questões financeiras ainda precisam ser finalizadas, mas as duas partes mostram otimismo em um acerto - uma vez que Filipe Luís decida retornar ao Brasil após 15 temporadas.

A PRESSA NA GÁVEA É PELA LIBERTA

Pelas oitavas de final da Libertadores, o Flamengo enfrenta na próxima quarta, dia 24 de junho, o Emelec no Estádio George Campwell, em Guayaquil. Assim, a diretoria da Gávea tem até o dia 21 (72h antes da partida) para informar à Conmebol as alterações que deseja fazer na lista de jogadores. São até cinco mudanças permitidas entre os 30 nomes inscritos na fase de grupos da Copa.

Reforços para o segundo semestre, o lateral-direito Rafinha, o zagueiro Pablo Marí e o o meia Gerson serão três dos inscritos. Por outro lado, o atacante Fernando Uribe e o meia Ronaldo já não fazem mais parte do elenco atual. Caberá ao técnico português Jorge Jesus definir as demais alterações na lista.

TRATATIVAS JÁ SE TORNARAM UMA NOVELA

O interesse do Flamengo em Filipe Luís já deixou de ser novidade. Ainda antes da pausa do futebol nacional para a disputa da Copa América, entre junho e julho, o Rubro-Negro havia feito o primeiro contato com os representantes do lateral-esquerdo. A resposta, contudo, foi de que o jogador só resolveria sua situação após o torneio pela Seleção Brasileira - que acabou sendo campeã.

Com a indefinição de Filipe Luís, a direção mapeou o mercado atrás de outros nomes, mas não encontrou oportunidades de mercado até o momento. A postura do jogador, que deu prioridade às tratativas com o Atlético de Madrid (ESP), não repercutiu positivamente entre parte dos torcedores do Flamengo.