Por Yuri Eiras
Rio - Um time que planeja ser campeão brasileiro precisa ser um anfitrião fatal e um visitante indigesto. Se o Flamengo ainda não tem conseguido bons resultados fora de casa, pelo menos no Maracanã ele é praticamente imbatível: quase 80% dos gols do Rubro-Negro em 2019 são como mandante. Sábado é dia de somar mais alguns para a conta: o time enfrenta o Grêmio no Maracanã, às 19h, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Na Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, o Flamengo tem 42 gols, sendo 32 deles no Maracanã - 77% em casa, 23% fora. O cálculo não leva em consideração o Campeonato Carioca, já que a maioria dos jogos foram na cidade do Rio.
Publicidade
Com o Maracanã quase sempre cheio, o Rubro-Negro é o melhor mandante desta edição de Campeonato Brasileiro, com 100% de aproveitamento (seis jogos e seis vitórias). Até aqui, foram 19 gols marcados em casa e seis fora de seus domínios. A 'artilharia' já é melhor que a da campanha vitoriosa de 2009. Naquela época, na mesma 14ª rodada, o time somava 11 gols em casa e seis fora.
Fundamental, Gabigol está fora da partida
Publicidade
Os bons números do Flamengo passam diretamente pela ótima fase de Gabigol. São 15 gols na Copa do Brasil, Libertadores e Brasileiro. O jogador tem, sozinho, 35% de todos os gols do Rubro-Negro nessas competições.
Jorge Jesus, no entanto, vai precisar se virar mais uma vez para substituí-lo. O camisa 9 ainda se recupera de uma lesão na coxa esquerda e está praticamente descartado para o jogo contra o Grêmio. A tendência é que ele e Rodrigo Caio, que também está em tratamento, retornem ao time na outra rodada, no clássico contra o Vasco.
Publicidade