Torcidas de Flamengo e Internacional nutrem relação de amizade - REPRODUÇÃO INSTAGRAM
Torcidas de Flamengo e Internacional nutrem relação de amizadeREPRODUÇÃO INSTAGRAM
Por Yuri Eiras
Rio - Os dois se orgulham da expressão 'clube do povo'. Celebram juntos as décadas de 1970 e 1980, período inesquecível para ambos, e também juntos recordam a conquista do título mundial - o carioca em 1981, o gaúcho em 2006. Volta e meia, um pega emprestado uma melodia do outro para adaptá-la às arquibancadas. Flamengo e Internacional, que duelam hoje no Maracanã, às 21h30, pelas quartas de final da Copa Libertadores, têm muito em comum.
Leonardo Antunes, por exemplo, é um elo entre colorados e rubro-negros. Gaúcho, o garçom de 24 anos é Inter desde o nascimento, mas, apaixonado pelo Rio de Janeiro, sempre nutriu certa simpatia pelo Flamengo. A identificação com o povo carioca é tanta que até já trocou o 'guri' pelo 'moleque'. "Sempre gostei do Rio, desde moleque. Quando entrei na torcida do Inter já percebi que havia amizade com o Flamengo. Comecei a querer conhecer a cidade, e por acaso passei frequentar constantemente a partir de 2010. Quando estou no Rio, vou aos jogos do Flamengo. Gosto muito!", disse Leonardo. "Acho que hoje em dia tenho mais camisa do Flamengo do que do Inter!", brincou.
Léo Antunes - ARQUIVO PESSOAL
Publicidade
Cânticos de torcida 'emprestados'
Leonardo enxerga semelhança na história dos dois clubes. "Os dois clubes são parecidos por serem 'povão', da favela, os mais queridos pelo povo negro também. São clubes sem preconceito".
Publicidade
As torcidas de Flamengo e Internacional mantém uma amizade que já vem de décadas. A cumplicidade é tanta que algumas das músicas mais cantadas no Maracanã surgiram no estádio Beira-Rio. "Time de Tradição/Raça, amor e paixão", inspirada no Tema da Vitória de Ayrton Senna, embalou a boa campanha rubro-negra no Brasileiro de 2007, mas surgiu meses antes, numa homenagem da torcida colorada ao título mundial de 2006.
O "Mengão do meu coração", cântico que surgiu no título brasileiro do Flamengo, em 2009, é uma adaptação de "Camisa Vermelha", sucesso nos jogos do Inter no Beira-Rio.