Rio de Janeiro - 05/12/2019 - Renier do Flamengo durante partida contra a equipe do Avai no estadio do Maracana valido pelo Campeonato Brasileiro 2019. Foto: Luciano Belford/agencia O Dia - Luciano Belford/Agência O Dia
Rio de Janeiro - 05/12/2019 - Renier do Flamengo durante partida contra a equipe do Avai no estadio do Maracana valido pelo Campeonato Brasileiro 2019. Foto: Luciano Belford/agencia O DiaLuciano Belford/Agência O Dia
Por Venê Casagrande
A temporada de 2019 vai ficar marcada na história do Flamengo. Não só por conta dos títulos conquistados — Carioca, Libertadores e Brasileiro (com a possibilidade de erguer o Mundial de Clubes) —, mas pela quantidade de recordes batidos pelo time rubro-negro na principal competição do futebol brasileiro.
Restando ainda uma rodada para o fim do Brasileirão, os comandados do técnico Jorge Jesus alcançaram a marca de 90 pontos, o que nenhum clube havia conseguido desde o começo da Era dos pontos corridos, em 2004. Outra marca é o aproveitamento do Flamengo na competição. Em 37 jogos, venceu 28, empatou seis e perdeu apenas três, com um aproveitamento de 81,1%. O número total de triunfos seguidamente também é o maior de um time no campeonato.
Publicidade
É BOLA NA REDE!

O ataque do Flamengo ficará marcado. Os discípulos de Jesus conseguiram balançar as redes 86 vezes no Brasileirão, algo que nenhum outro time havia feito. A maior invencibilidade também é da equipe carioca, que está há 24 jogos sem perder. O Rubro-Negro ainda ostenta o melhor desempenho em um turno, com 48 pontos.
Publicidade
Além disso, a artilharia é recorde para o Flamengo. Com 25 gols até o momento, Gabigol se tornou o maior goleador de uma edição da Era dos pontos corridos, desde que a competição passou a ter 20 times, em 2006. O camisa 9 superou Jonas (em 2010, pelo Santos) e Borges (em 2011, pelo Grêmio). Os dois eram os recordistas, até então, com 23 gols.
Os torcedores do Flamengo também marcarão presença no ‘Guiness Book’ do Brasileirão de 2019: a média de público pagante do Rubro-Negro foi de 58 mil pessoas. Por falar em jogos em casa, o time da Gávea também é o melhor mandante da competição, com 17 vitórias e apenas dois empates, além de ser a equipe que mais marcou gols em seu território (56) e o visitante que mais venceu: 11 vezes no total.
Publicidade
Para finalizar, o Flamengo, neste Brasileirão, superou dois feitos que duravam 48 anos: primeiro campeão com técnico estrangeiro no comando e primeiro campeão a vencer a Libertadores no mesmo ano do Nacional desde 1971.