João Gomes desarmando o adversário na partida contra o Santos - Divulgação Santos
João Gomes desarmando o adversário na partida contra o SantosDivulgação Santos
Por Venê Casagrande
Rio -  A vitória do Flamengo sobre o Santos no último domingo, por 4 a 1, foi a segunda  de João Gomes como titular do elenco principal (a primeira foi contra o São Paulo, pelo Brasileirão). Cria do Ninho e tratado como jogador promissor, o garoto de 19 anos deu conta do recado, não comprometeu e ainda recebeu elogios do técnico Rogério Ceni após a partida.
"Vejo João mais como segundo volante do que como primeiro, para ser honesto com você. Nesse elenco do Flamengo único que enxergo como primeiro volante mesmo, na minha opinião, é o Arão. O menino (João) fez grande partida. Para quem com tão poucos minutos tem no profissional. A única coisa é que ele quer mais jogo. Ele é segundo volante de origem, não primeiro. Mas o Gerson, que era um 10, também quer. Então aí é ajustar, de dar mais estabilidade, cobertura, para os dois zagueiros, para os laterais quando sobem. Mas ele tem talento, tem evoluído, trata muito bem a bola. É um bom jogador, acho que dos meninos da base acho que é um dos que tem futuro no Flamengo."
Publicidade
Embora tenha jogado mais "preso" no setor defensivo, a pedido do próprio Rogério Ceni, João Gomes mostrou qualidade nos passes e, principalmente, disposição na marcação. Os números do camisa 35, inclusive, foram bons. 
90 minutos jogados
47/52 passes certos (90%)
2/2 bolas longas
1/1 drible certo
6/12 duelos ganhos (50%)
5 faltas cometidas
3 faltas sofridas
2 desarmes
1 interceptação
1 drible sofrido
1 amarelo
Publicidade
*Fonte Sofascore
O mapa de calor de João Gomes na partida contra o Santos ilustra bem a função do volante na partida: proteger a dupla de zaga Rodrigo Caio e Natan. Veja a imagem abaixo, retirada do aplicativo Sofascore.
Publicidade
Mapa de calor de João Gomes contra o Santos - Reprodução Sofascore
Mapa de calor de João Gomes contra o SantosReprodução Sofascore
Como Arão sofreu lesão de grau 1 na coxa direita e vai demora de dez a 15 dias para se recuperar, João Gomes deve ser mantido no time titular contra o Bahia no próximo domingo. O elenco recebeu folga nesta segunda-feira e se reapresenta na tarde de terça para iniciar a preparação.
Publicidade
 
 
Publicidade
 
 
Publicidade