Filipe Luís é técnico da base do FlamengoPaula Reis / CRF

Rio - Filipe Luís admitiu que teve dificuldades ao iniciar a carreira como técnico na base do Flamengo. Em entrevista à FlaTV nesta terça-feira, 25, o treinador apontou problemas que teve quando assumiu a equipe sub-17, mas disse que tudo serviu de aprendizado. O ídolo do Rubro-Negro também destacou como Ivan, auxiliar espanhol que integra sua comissão, tem sido importante no trabalho.
"Por sorte, o clube permitiu que eu trouxesse um auxiliar, que foi o Ivan. Eu tenho uma forma de pensar o jogo, um modelo de jogo na minha cabeça, e fui buscar um auxiliar que especificamente pudesse me ajudar com a ideia que eu tenho de jogo. A metodologia que ele passa é a que eu acredito. Então, no começo, eu falei: 'Quero fazer porque preciso aprender'. Mas não vou mentir para vocês que eu tive dificuldade no começo. Muitas coisas passavam por alto, esquecia ou não via. Tudo é um aprendizado. Não estava preparado para começar no profissional. Graças a Deus comecei na base", disse Filipe Luís.
"No começo, aconteceu isso, mas tinha do meu lado o Ivan, que sempre me corrigia ou até mesmo assumia parte da orientação do treino. Eu falava: 'Ivan, eu quero que o time faça isso, isso e isso. Então, por favor, dê você o treino, porque eu preciso que o time faça o que eu quero'. Ele sempre assumiu muito bem. A gente faz esse intercâmbio de uma forma perfeita para que os jogadores entendam o que precisam fazer. Na minha opinião, o jogador tem que saber o que tem fazer no campo em todos os aspectos e fases do jogo. Acho que essa sinergia entre eu e ele funciona muito bem", completou.
Filipe Luís comenta dificuldades e aprendizados em início de carreira como técnico  
Filipe Luís comenta dificuldades e aprendizados em início de carreira como técnico
Ex-jogador do Mengão, o agora técnico Filipe Luís falou sobre seu começo de carreira como técnico do sub-20 do clube.
0 seconds of 1 minute, 10 secondsVolume 0%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
01:10
01:10
 
Continue assistindo
Assista ao próximo vídeo Cebolinha destaca ambição pelo título Brasileiro: 'É o que falta na prateleira' Flamengo vence o Botafogo-PB pela Copa do Brasil; veja melhores momentos Filipe Luís se diz emocionado com gol de Joshua: 'Novo contratado' Flamengo se prepara para estreia na Copa do Brasil Flamengo homenageia Bruno Henrique e Luiz Araújo por marcas históricas Autor de dois gols, Pedro é elogiado por Filipe Luís: 'Jogador de Copa do Mundo' Melhores momentos: Flamengo 4 x 0 Corinthians (Brasileirão) Danilo celebra três meses pelo Flamengo: 'Experiência maravilhosa' Flamengo se prepara para enfrentar o Corinthians pelo Brasileirão Filipe Luís: 'É sempre muito difícil jogar na altitude de Quito' Filipe Luís vê 'domínio total' do Flamengo no clássico e elogia defesa adversária Flamengo goleia o Juventude no Maracanã; veja melhores momentos Filipe Luís fala sobre Bruno Henrique Melhores momentos: Grêmio 0 x 2 Flamengo (Brasileirão) Filipe Luís rasga elogios a Arrascaeta após vitória sobre o Grêmio Filipe Luís: 'A responsabilidade pelas escolhas é toda minha' Gerson renova com Flamengo até 2030: 'Privilégio total' Arrascaeta rouba bola e marca após bela jogada contra o Vitória Filipe Luís quer melhora, mas vê vitória heroica do Flamengo no Barradão Veja mais vídeos do CR Flamengo no OneFootball
Sob o comando de Filipe Luís, o Flamengo foi campeão da Copa Rio Sub-17. O Fla venceu o jogo de ida, na Gávea, por 2 a 1. Na volta, em São Januário, perdeu por 1 a 0 no tempo regulamentar. Nos pênaltis, o Rubro-Negro levou a melhor (6 a 5) e conquistou o título. O goleiro Léo Nannetti, que também participou da entrevista, valorizou o trabalho. 
"Foi uma experiência incrível trabalhar com o Filipe Luis. No início, a gente ainda tinha muito aquela figura 'Filipe Luis, o jogador', mas, com o tempo, fomos criando relações de amizade. Ele e o Ivan sempre deixavam claro os objetivos e deixavam o ambiente leve. Acho que isso foi o mais importante", contou Léo Nannetti.

Mais um passo na carreira

Agora, Filipe Luis vive um novo desafio no clube. Com a saída de Mario Jorge, ele foi promovido e tornou-se o técnico do time sub-20 do Fla.
Na categoria, ele terá a chance de disputar o Mundial Sub-20, contra o Olympiacos-GRE, no dia 24 de agosto, no Maracanã. O time de juniores do Rubro-Negro conquistou recentemente o Rubro-Negro conquistou um Brasileiro e uma Libertadores da categoria.