Por fabio.klotz

Rio - O uniforme, de cor laranja, era novo, mas o espírito do time de guerreiros já é antigo. E foi assim, na raça, que o Fluminense conseguiu virar e vencer a Portuguesa, neste sábado, no Maracanã: 2 a 1. O resultado faz o Tricolor respirar e se distanciar da zona de rebaixamento do Brasileiro. Agora, o Flu ostenta uma série de quatro jogos invicto e ocupa a nona colocação com 26 pontos. A Lusa continua com 22 e na zona da degola.

Wagner fez o gol da virada tricolorMárcio Mercante / Agência O Dia

O destaque do Fluminense foi Rafael Sobis, autor do gol de empate, de pênalti, e da assistência para Wagner, que garantiu a virada e a festa tricolor no Maracanã. Na próxima rodada, na quarta-feira, às 21h, o Fluminense encara o Criciúma no Heriberto Hülse. A Portuguesa entra em campo na quinta-feira, às 21h, e recebe o lanterna Náutico no Canindé.

O JOGO

A Portuguesa começou melhor e logo obrigou Diego Cavalieri a trabalhar em chute de fora da área de Luis Ricardo. A tática da Lusa de apertar a saída de bola do Fluminense dava certo, sobretudo pelos erros tricolores. O goleiro do Flu voltou a salvar o time. Em jogada pela esquerda, Moisés cruzou para Gilberto, que emendou de primeira, mas Cavalieri evitou com pé.

O Flu, então, conseguiu equilibrar o jogo e passou a ameaçar o gol de Lauro. Primeiramente em chute de Rafinha. O goleiro da Lusa defendeu em dois tempos. Depois, Carlinhos bateu à esquerda. A Portuguesa abriu o placar justamente quando a partida estava equilibrada. Após cobrança de falta, a zaga do Fluminense deixou Diogo livre, Cavalieri não saiu e viu o atacante cabecear para o fundo da rede: 1 a 0.

O Tricolor por pouco não empatou. Em jogada pela esquerda, Carlinhos cruzou para Rafael Sobis. A cabeçada do atacante passou rente à trave direita de Lauro. A Lusa foi para o intervalo em vantagem. O Flu voltou para o segundo tempo com Biro Biro no lugar de Rafinha e sem Luxemburgo, expulso pela arbitragem.

O Fluminense tentou pressionar a Portuguesa. A pressão surtiu efeito. Após cobrança de escanteio, Anderson emendou de bicicleta e a bola bateu na mão de Moisés. Pênalti. Rafael Sobis cobrou com força, no meio do gol, e empatou. A virada quase aconteceu com Edinho, que apareceu como homem-surpresa e chutou com perigo, por cima do gol.

O Tricolor queimou as outras duas substituições. Entraram Felipe e Samuel. Saíram Fábio Braga e Rhayner. O Flu chegou à virada. Em jogada pela esquerda, Rafael Sobis fica com sobra e cruza para Wagner marcar 2 a 1. A Portuguesa acusou o golpe e não conseguiu se estruturar para buscar o empate. O Fluminense tratou de tocar a bola e ainda teve chance de ampliar, mas Lauro impediu lance de Samuel. Não fez falta. A vitória estava garantida.

Você pode gostar