Por pedro.logato

Rio - Enquanto aguarda a chegada dos primeiros reforços no Fluminense, Cristóvão Borges aposta na repetição para estrear com o pé direito no Campeonato Brasileiro, contra o Figueirense, no sábado, às 18h30, no Maracanã. Sem mistério, o técnico tem mantido nos treinos táticos a equipe que venceu o Horizonte, na Copa do Brasil.

Ao contrário de Renato Gaúcho, Cristóvão Borges tem dado muita atenção aos trabalhos táticos. Inquieto, ele costuma a interromper a atividade várias vezes para corrigir o posicionamento e acelerar o entrosamento da equipe que voltou ao 4-4-2, com Wagner dividindo o papel de criação com Conca e Rafael Sobis ao lado de Fred no ataque tricolor.

Cristovão Borges e Fred conversam em treino nas LaranjeirasCarlos Moraes / Agência O Dia

Nesta quinta, porém, a defesa recebeu tratamento diferenciado. Gum e Elivélton são os pilares do setor mais criticado pela torcida. A dupla recebeu orientação especial do novo comandante. Apesar do voto de confiança, reforços para a zaga são monitorados no mercado pela diretoria.

A grave lesão na coxa direita sofrida na reta decisiva do Brasileiro de 2013 faz parte do passado para Fred. Curado e perto da forma física ideal, o camisa 9 tem a confiança da comissão técnica no início da competição. Até o dia 26 de maio, data da apresentação da seleção brasileira, a expectativa é de que o atacante ajude a fazer a diferença pelo Fluminense.

“Fred está tendo essa sequência de treinamento e vamos deixá-lo 100% fisicamente. O atleta hoje, no futebol moderno, não consegue jogar apenas com o talento. É importante esse trabalho de força, ele sabe disso. Vamos focar nesse tipo de trabalho”, disse o preparador físico Rodrigo Poletto.

O 17º lugar no último Brasileiro serve como um alerta para o Fluminense. A comissão técnica trabalha com um planejamento para a nove rodadas antes da pausa para a Copa do Mundo. Com uma boa pontuação e um mês livre para trabalhar, Cristóvão promete recolocar a equipe no caminho das conquistas.

Diretoria avalia renovações

Com cinco jogadores em fim de contrato, o Fluminense trabalha para manter Diego Cavalieri, Gum, Carlinhos, Valencia e Diguinho. O vínculo de todos se encerra em dezembro e concorrentes já demonstram interesse. Ricardo Tenório, vice de futebol tricolor, trabalha em silêncio e com cautela.

“Temos conversado com todos eles. Naturalmente que alguns jogadores estão mais ansiosos. Estamos falando com os procuradores e dentro das nossas possibilidades vamos buscar o acerto”, disse Tenório, à Rádio Globo.

A situação que mais preocupa é a de Carlinhos. Com mercado na Europa, o lateral-esquerdo estará livre para assinar um pré-contrato no meio do ano e sem transferir sem custos para qualquer clube a partir de janeiro de 2015. Incomodado com a demora da diretoria, ele cobrou um posicionamento e avisou que definirá seu futuro até o mês de julho.

Você pode gostar