Por fabio.klotz

Rio - A noite que seria de festa se transformou em vexame para o Fluminense. No dia em que Fred completou 200 jogos pelo clube, o Tricolor viu a vantagem de 3 a 0, construída no jogo de ida, virar pó. O América-RN aprontou no Maracanã e venceu por 5 a 2. A classificação é graças aos gols marcados fora de casa. O time potiguar está nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Fred completou 200 jogos%2C fez gol%2C mas saiu machucadoAndré Mourão

O técnico Cristóvão Borges optou por poupar Conca e Wagner (eles entraram no segundo), mas manteve a forma de jogar. Rafael Sobis atuou mais recuado, com Fred no comando de ataque. O centroavante completou 200 com a camisa do Fluminense e fez seu primeiro gol desde que voltou da Copa do Mundo. Porém, saiu machucado após levar pancada na coxa esquerda.

O América-RN saiu na frente, mas o Flu logo virou. Porém, um segundo tempo desastroso pôs tudo a perder. A zaga do Tricolor abusou dos erros. O time levou quatro gols na etapa final. A torcida pegou no pé de Fabrício, substituto de Gum, contundido.

FOTOGALERIA: As imagens da vitória do América-RN sobre o Fluminense

O Fluminense não vai ter muito tempo para entender o vexame. No domingo, em Brasília, o Tricolor encara o Botafogo. O clube das Laranjeiras está em terceiro lugar do Brasileiro.

O jogo

O Fluminense logo assustou. Bruno cruzou da direita, mas Márcio Passos tirou na hora em que Sobis ia completar para o gol. O América respondeu de forma fatal. A zaga do Flu cortou mal. Marcelinho se aproveitou, ficou com a bola e chutou com força: 1 a 0.

Ex-tricolor, o goleiro Fernando Henrique surgiu para evitar o empate. Ele defendeu cabeçada de Cícero. O meia assustou em mais dois lances. Depois, serviu a Fred. O atacante bateu na saída do goleiro rival e empatou o jogo. Foi o primeiro gol de Fred desde que retornou da seleção brasileira.

A virada não demorou. Fred agora apareceu como garçom. Ele cruzou para Chiquinho, mas Fernando Henrique defendeu. No rebote, Cícero empurrou para o fundo da rede. Flu 2 a 1. A alegria deu lugar à preocupação. Fred dividiu com Max e levou uma pancada na perna esquerda. Ele não voltou para o segundo tempo. Walter entrou.

O América partiu para o ataque e empatou logo aos quatro minutos da etapa final. Max foi lançado e tocou na saída de Cavalieri: 2 a 2. O goleiro tricolor impediu a virada em chute de Rodrigo Pimpão, que entrou na vaga de Jeferson. Max quase virou em cabeçada. A bola foi para fora.

Cristóvão fez mais uma mudança. Conca entrou no lugar de Rafael Sobis. O panorama não mudou. O América continuava perigoso. A virada era questão de tempo. Alfredo, que entrou no lugar de Max, foi lançado, ganhou na dividida de Cavalieri e fez 3 a 2.

O gol deu ainda mais ânimo ao América. Elivélton salvou o Flu em cima da linha. Em cobrança de escanteio, a cabeçada de Márcio Passos saiu rente à trave direita de Cavalieri. O Flu levou o quarto gol. Alfredo se aproveitou de rebote e fez 4 a 2. Mais um gol classificaria o clube de Natal. E ele aconteceu. A zaga do Fluminense bateu cabeça e Rodrigo Pimpão, ex-Vasco, surgiu para ficar com a bola e marcar.

A classificação heroica foi selada em defesa de Fernando Henrique em cobrança de Conca. O "impossível" aconteceu no Maracanã. O América-RN eliminou o Fluminense.

FICHA TÉCNICA

Fluminense 2x5 América-RN

Estádio: Maracanã
Público e renda: 4.748 presentes para 4.355 pagantes / Renda: R$ 80.400,00
Árbitro: Rodrigo Alonso Ferreira
Gols: Marcelinho (América-RN, aos 16' do 1ºT), Fred (Fluminense, aos 31' do 1ºT), Cícero (Fluminense, aos 36' do 1ºT), Max (América, aos 4' do 2ºT), Alfredo (América, aos 30' e 37' do 2ºT) e Rodrigo Pimpão (aos 45' do 2ºT)
Cartão amarelo: -
Cartão vermelho: -

Fluminense: Diego Cavalieri; Bruno, Elivelton, Fabrício e Carlinhos; Valencia, Cícero, Jean, Chiquinho (Wagner, aos 30' do 2ºT) e Rafael Sobis (Conca, aos 17' do 2ºT); Fred (Walter, no intervalo). Técnico: Cristóvão Borges.

América-RN: Fernando Henrique; Marcelinho, Cleber, Lázaro e Paulo Henrique; Marcio Passos, Tiago Dutra (Val, no intervalo), Andrezinho, Jeferson (Rodrigo Pimpão, no intervalo) e Arthur Henrique; Max (Alfredo, aos 20' do 2ºT). Técnico: Oliveira Canindé.

Você pode gostar