Fluminense recebe o Palmeiras e tenta ser um bom mandante

Tricolor não teve bom aproveitamento em casa em 2019

Por HUGO PERRUSO

O atacante Fred volta a ser titular do Fluminense no jogo de hoje
O atacante Fred volta a ser titular do Fluminense no jogo de hoje -
Em busca dos primeiros pontos no Campeonato Brasileiro, o Fluminense recebe o Palmeiras nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã com a esperança de que o estádio, mesmo sem torcida, volte a ser um ponto a seu favor. Ser um bom mandante é obrigação para o clube que quiser fazer boa campanha na competição mas, nos últimos anos, o Tricolor tem deixado a desejar em seus domínios.
Como mandante no Brasileiro de 2019, o Fluminense conseguiu apenas seis vitórias em 19 jogos, com sete empates e seis derrotas, marcando 18 gols e sofrendo 15. Com o aproveitamento ruim de 43,8%, o Tricolor amargou tropeços contra os últimos colocados (como Avaí e CSA) e consequentemente somou apenas 25 pontos, o que contribuiu  bastante para a campanha complicada de luta contra o rebaixamento e o 14º lugar na tabela.
Foi o pior desempenho do Fluminense, que não tem conseguido transformar o Maracanã (ou outro estádio) em um ambiente hostil para seu adversário nos últimos anos. Tanto que o melhor retrospecto como mandante nesse período de campanhas na parte de baixo da tabela foi em 2015, quando o clube somou 33 pontos de 57 possíveis (um aproveitamento de 57,89%).
Em 2020, o ambiente será completamente diferente, o que deixa a questão de mando de campo uma incógnita. Sem torcida por causa das medidas restritivas contra a covid-19, o fator torcida não será um diferencial, o que os primeiros seis jogos do campeonato mostraram, com apenas duas vitórias do mandante. 
"Há um equilíbrio sem torcida, acaba diminuindo um pouco a diferença fora. Vamos ter muitas surpresas nesse Brasileiro", analisou o técnico Odair Hellmann após o jogo contra o Grêmio.
Já Luccas Claro, que será titular novamente, está se acostumando ao novo clima em jogos. "O jogador gosta de ter o apoio de seu torcedor, fica mais gostoso com o calor da torcida. Já fizemos alguns jogos dessa forma, então aos poucos vamos nos adaptando", afirmou.

Mudanças entre os titulares

Se a campanha em casa no ano passado não traz boas lembranças, pelo menos o adversário sim. Com a vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras na reta final do campeonato, o Fluminense se afastou da zona de rebaixamento e praticamente se garantiu na Série A. O autor do gol foi Marcos Paulo, num lindo lance em que tocou por cobertura para garantir os três pontos.

Desta vez, a jovem promessa tricolor vai começar no banco de reservas, já que Odair Hellmann optou por tirá-lo da equipe para que Fred jogue ao lado de Evanilson no ataque. Outra mudança é a entrada de Michel Araujo no lugar de Yuri,que sentiu dores no púbis e foi vetado.

 

Comentários