Fred atuou como goleiro no rachão antes do jogo contra o Atlético-GO - Lucas Mercon
Fred atuou como goleiro no rachão antes do jogo contra o Atlético-GOLucas Mercon
Por HUGO PERRUSO
Ídolo da torcida e acostumado a ser o nome do time em campo, Fred convive com uma nova realidade, em que tem sido mais importante do lado de fora, como referência e experiência aos mais jovens. Sem mais o status de titular absoluto, o camisa 9 novamente será reserva, desta vez contra o Atlético-GO, nesta quarta-feira às 19h15 no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.  O que não minimiza a sua importância para o grupo.
"É algo que a gente tem que se adaptar. O jogador quer estar lá dentro de campo, mas vim para ajudar o Fluminense, seja no dia a dia, em campo, no vestiário", disse. 
Publicidade
Ainda em busca da melhor forma, o próprio Fred admite que no momento não tem como ser titular num time que está encaixado. O que não significa ter menos importância no grupo cheio de jovens. Além de referência, o camisa 9 também tem contribuído em manter o ambiente leve, com brincadeiras, e de passar experiência, como no caso de Evanilson.
Centroavante titular, o jovem de 20 anos tem jogado bem, mas não marca há quatro jogos, tendo perdido gols cara a cara com o goleiro nos últimos três. É em momentos assim que Fred, mesmo do banco, pode contribuir com a equipe, buscando passar confiança a seu "concorrente". 
Publicidade
"Uma coisa que eu achei muito bacana no Evanilson foi ele revoltado quando não fez o gol. Lembra muito o meu início, quando eu ficava muito triste por não fazer os gols. E a gente está passando o contexto. Ele está jogando muito bem, ajudando, segurando os zagueiros. Daqui a pouco... não, já amanhã (quarta-feira) vai voltar a fazer. Toda vez que eu o abraço na roda eu falo: 'Hoje tem dois gols, hoje tem um", disse Fred, rasgando elogios ao jovem:
"Eu olho para o Evanilson e a única coisa que eu vejo é um jogador pronto. Ele tem muito para evoluir por causa do potencial dele, mas no nível aqui do futebol brasileiro, ele está entre os melhores da posição. Já é uma realidade".
Publicidade
Mesmo na torcida, o ídolo ainda se vê útil em campo. O gol marcado contra o Vasco, o primeiro em seu retorno ao Fluminense, serviu para Fred tirar a pressão e também para reaquecer a possibilidade de alcançar marcas importantes. Maior artilheiro da era dos pontos corridos e quarto na história do Brasileirão, o centroavante tem148 gols e está a apenas seis de superar Edmundo (153), o terceiro, e sete de Romário (154), segundo. Dinamite, com 190, será mais difícil de alcançar.
"Isso é uma motivação extra, sim , mas a maior motivação minha é fazer gols para o nosso time ganhar. Quero fazer o máximo, sem meta estipulada, pensando a cada jogo", completou Fred, que também está a 11 gols de se tornar o segundo maior artilheiro do clube e a oito de chegar ao centésimo pelo Tricolor em Brasileiros.