O técnico Fernando Diniz, do Fluminense, na área técnica do MaracanãMarcelo Goncalves/Fluminense FC

Rio - Após a temporada 2023, o Fluminense sofreu uma perda importante no elenco: a do zagueiro Nino. O ex-capitão do time e ídolo do clube foi contratado pelo Zenit, da Rússia, no início de janeiro. Assim, a saída do zagueiro fez aumentar a disputa pela titularidade da zaga tricolor. Abaixo, o jornal O Dia mostra como está a concorrência.
Por causa da disputa do Mundial de Clubes em dezembro, o elenco principal do Fluminense entrou de férias mais tarde e, consequentemente, também retornou mais tarde. Dessa forma, o Flu disputou as quatro primeiras partidas do Carioca com uma equipe formada principalmente por reservas e jogadores oriundos da base.
Diante de Volta Redonda, Portuguesa, Audax e Nova Iguaçu, a dupla de zaga foi formada por Luan Freitas e Antonio Carlos, que é reforço do Fluminense para a temporada. Sob o comando de Marcão nos quatro jogos, Luan e Antonio não foram substituídos em nenhum momento.
 
Já na quinta rodada, contra o Bangu, o Flu foi a campo com a equipe principal. Nesse caso, já com Diniz, a dupla de zaga foi formada por Felipe Melo - titular ao longo de 2023 - e Thiago Santos. Assim como Felipe, Thiago é um volante de origem, mas atuou como zagueiro em determinados momentos da temporada passada.
Posteriormente, na sexta rodada, diante do Boavista, Diniz escalou o Tricolor com jogadores da base e reservas. Na ocasião, Antonio Carlos e David Braz, que está no clube desde abril de 2021, foram os titulares.
Por fim, na sétima rodada rodada, contra o Sampaio Corrêa, o Fluminense voltou a jogar com os titulares. Diniz montou a zaga do Fluminense mais uma vez com Felipe Melo e Thiago Santos.
QUAIS SÃO AS OUTRAS OPÇÕES?
O Fluminense ainda conta com o zagueiro Marlon, que foi contratado na segunda janela de 2023. Ele, contudo, ainda não estreou na temporada por causa de dores no joelho esquerdo.
Para um futuro próximo, Dinz terá Manoel à disposição. O zagueiro está nas últimas semanas da suspensão por doping e poderá voltar a ser relacionado no próximo dia 22, quando o Fluminense irá enfrentar a LDU, em Quito, pela final da Recopa Sul-Americana.
Também vale mencionar que o Tricolor conta com Felipe Andrade no elenco. Cria das categorias de base, Felipe é um zagueiro de origem, mas jogou e se destacou neste início de Campeonato Carioca como volante.
CARTA FORA DO BARALHO
Luan Freitas, por outro lado, não poderá ser mais opção. Isso porque o Tricolor acertou o empréstimo do defensor, de 23 anos, para o Paysandu. O vínculo válido com o Papão vai até o fim da temporada.