Fluminense vive situação delicadaLucas Mercon / Fluminense
O Fluminense tem a pior defesa do Brasileirão com 12 gols sofridos em seis jogos (média de dois gols por partida). Os gols tem algo em comum: bola aérea e falhas na saída de bola. Assim o Tricolor sofreu 10 dos 12 gols — ou 83%. Em cinco ocasiões saiu na frente do placar, mas os erros custaram derrotas por virada ou empate. A exceção foi o Corinthians (derrotado por 3 a 0).
A única partida que o Fluminense conseguiu sustentar vantagem foi contra o Vasco — abriu 2 a 0, sofreu um gol e venceu por 2 a 1. Bahia e São Paulo conseguiram vencer de virada, enquanto o Bragantino chegou a virar, mas cedeu o empate. Já o Atlético-MG buscou o empate após ficar em desvantagem de 2 a 0 no placar.
Gols em bola aérea:
Bragantino — 2
Vasco — 1
Bahia — 1
Corinthians — 1
Atlético-MG — 1
São Paulo — 1
Gols em falhas na saída de bola:
Corinthians — 2
São Paulo — 1
Os problemas defensivos podem ser justificados com a saída do zagueiro Nino, negociado com o Zenit, da Rússia, e a lesão do volante André. O técnico Fernando Diniz não conseguiu encontrar uma solução caseira com improvisações para a ausência do capitão da conquista da Libertadores. O único reforço, até então, era Antônio Carlos, que não convenceu. Thiago Silva, por sua vez, só chega em julho.
Além disso, os adversários parecem ter encontrado um antídoto para conter o estilo de jogo de Fernando Diniz, e o treinador tem facilitado também a vida de todos. O técnico ainda não encontrou uma solução para conseguir fugir da marcação pressão dos rivais, que a cada jogo conseguem forçar erros e recuperam bolas na entrada da área tricolor. Se antes era raro cometer falhas na saída de bola, agora virou rotina.
Nem mesmo o título da Recopa foi o suficiente para amenizar as críticas na temporada. Sob desconfiança, o Fluminense volta a campo na próxima quinta-feira (16), às 19h (de Brasília), contra o Cerro Porteño, do Paraguai, no Maracanã, pela 5ª rodada da fase de grupos da Libertadores. O atual campeão da América é o líder do Grupo A e pode confirmar a classificação às oitavas de final.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.