Com melhora da defesa do Fluminense, Fábio toma menos gols e diminui número de defesasMarcelo Goncalves/ Fluminense

Fábio é o terceiro goleiro que mais fez defesas no Brasileirão, com uma média de 3,7 por jogo, mas passou a trabalhar menos graças ao bom desempenho da defesa do Fluminense. Com apenas três gols sofridos nos últimos cinco jogos, contando Libertadores, o jogador de 43 anos precisou defender nove bolas (1,8 de média).
Mais sólido com a chegada de Mano Menezes e a estreia de Thiago Silva, o Tricolor passou a ter a força defensiva como um trunfo, inclusive protegendo melhor a área. Prova disso são os últimos dois jogos, contra Atlético-MG e São Paulo.

Da água para o vinho: é o Fluminense no Brasileirão 2024 após a chegada de Thiago Silva!  Com ele em campo, a equipe melhorou muitos números e saiu do Z4! 

[image or embed]

— Sofascore Brasil (@sofascorebra.bsky.social) Sep 3, 2024 at 18:29

Sem ser vazado nas últimas rodadas do Brasileirão

Apesar das 19 finalizações no Mineirão, o Galo não acertou o gol, além de ter arriscado apenas seis vezes de dentro da área.
Já os paulistas chegaram a mandar uma bola na trave nos 14 chutes que tiveram, sendo 50% de fora. Mas quase metade (seis) foram bloqueados e Fábio precisou defender três. As estatísticas são do site 'Sofascore'.
Não à toa, o Fluminense não sofreu gol nas vitórias por 2 a 0. O time também passou sem ser vazado no 0 a 0 com o Corinthians, quando sofreu apenas oito finalizações, duas defendidas pelo goleiro e outras duas bloqueadas, além de um gol anulado.

Gols sofridos na Libertadores

Somente o Grêmio, nos dois confrontos pelas oitavas de final da Libertadores, balançou a rede tricolor. No Maracanã, foram apenas seis finalizações, mas marcou uma vez e Fábio defendeu uma bola nos 90 minutos. Sem contar a participação decisiva pegando dois pênaltis.
no jogo de ida, o Fluminense foi vazado duas vezes, mas o Grêmio teve quatro chutes certos de 12, mas com bom aproveitamento.

Os números de Fábio

- No geral, o goleiro fez 89 defesas em 24 partidas no Brasileirão (3,7). Sofreu 26 gols, numa média de 1,1 por jogo. E passou sete sem ser vazado, além de ter evitado, em média, 9,57 finalizações.
- Já nos últimos cinco jogos, sendo três pelo Brasileirão e dois pela Libertadores, Fábio fez 9 defesas (1,8). E sofreu apenas três gols (0,6). 

Evolução do Fluminense

- Contra Atlético-MG e São Paulo, o Tricolor sofreu 33 finalizações, sendo 13 de dentro da área, mas apenas três foram no alvo. A defesa bloqueou 11 chutes e Fábio defendeu três e não levou gol.
- Nos últimos cinco jogos, o Fluminense sofreu 59 finalizações, uma média de 11,8. Entretanto, 12 foram certas, com três gols sofridos. Outras 17 foram bloqueadas pela defesa.
- Segundo o Sofascore, os adversários tiveram oito grandes chances de gol perdidas nesses cinco confrontos.