Toquinho, Igor Severino e outros integrantes do UFC deixaram a franquia por indisciplina (Foto: Reprodução)
Baseado nisso, a TATAME (www.tatame.com.br) preparou uma lista de outros integrantes do Ultimate que deixaram a organização após atos de indisciplina, que incluem não apenas lutadores, mas também funcionários que atuaram em outras áreas na companhia.
Confira abaixo:
Rousimar Toquinho
Especialista no Jiu-Jitsu, Rousimar Toquinho estreou no Ultimate em 2008 e, de cara, ganhou o bônus de "Finalização da Noite". Ao longo da sua passagem, construiu um cartel de oito vitórias e quatro derrotas na organização. No entanto, o brasileiro se envolveu em uma polêmica na luta contra Mike Pierce, em 2013, no UFC São Paulo. Toquinho finalizou o adversário com sua tradicional chave de calcanhar, mas não soltou o adversário após o americano bater em desistência.
No dia seguinte, o lutador da Team Nogueira foi dispensado pela franquia, em anúncio feito por Dana White, que afirmou que Rousimar jamais lutaria no Ultimate novamente. Atualmente, Toquinho tem 44 anos e segue em atividade no MMA. O brasileiro lutará no evento Kongs FC 2, no próximo sábado (30), contra Florent Betorangal, na busca de se recuperar de uma sequência de cinco lutas sem vencer e quase sete anos sem uma vitória no MMA.
Jason High
O lutador Jason High foi dispensado do UFC após empurrar o árbitro central Kevin Mulhall, por não concordar com a interrupção feita quando o americano enfrentava o brasileiro Rafael do Anjos em confronto válido pelo UFC Fight Night 42, em 2014. Mulhall encerrou o duelo após o americano sofrer diversos golpes na cabeça no ground and pound. High garantiu que tinha condições de continuar no confronto e, tomado pela raiva, empurrou o árbitro. O presidente do Ultimate, Dana White, não estava presente no evento, mas ao tomar conhecimento do ocorrido, demitiu o lutador imediatamente.
Paul Daley
O UFC 113, em 2010, ficou marcado na história da organização norte-americana. O evento, vale lembrar, teve Maurício Shogun nocauteando Lyoto Machida para se consagrar como campeão dos meio-pesados do Ultimate. Mas uma grande polêmica marcou o co-main event. O confronto entre Josh Koscheck e Paul Daley valia o title shot dos meio-médios para enfrentar o então campeão Georges St-Pierre. Koscheck saiu vencedor do duelo e Delay não aceitou bem o resultado. O inglês partiu para cima de Josh e atacou o rival com um soco no rosto pelas costas. Após o evento, Dana White baniu Paul Delay do UFC.
Ottman Azaitar
O atleta alemão de origem marroquina Ottman Azaitar foi dispensado do Ultimate em 2021 após participar de um "esquema" que furou a "bolha" do UFC na "Ilha da Luta", em Abu Dhabi (EAU), no período da pandemia da Covid-19. Para não parar com os eventos, o UFC montou uma estrutura nos Emirados Árabes Unidos, onde apenas lutadores e equipes podiam circular, se aprovados em exames. O lutador, no entanto, auxiliou o acesso de uma pessoa no hotel em que os lutadores estavam hospedados, colocando em risco a saúde dos atletas. Ao saber do acontecido, Dana anunciou a saída de Azaitar do plantel do UFC.
Jacob Stitch Duran
A lista de dispensados do UFC não inclui apenas lutadores. O lendário cutman do Ultimate, Jacob Stitch Duran, deixou a franquia norte-americana em 2015 após reclamar publicamente do acordo da organização com a Reebok, que passou a fornecer uniformes para todos os funcionários da organização. Duran criticou a negociação do UFC com a fornecedora ao afirmar que não só os lutadores perderiam dinheiro de patrocínios com o acordo, mas os cutmans também. Segundo o profissional, a demissão ocorreu após um contato feito por um membro do Ultimate.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.