Gabriel Medina Reprodução Instagram

Rio - Gabriel Medina fez sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio na noite deste sábado e já garantiu vaga nas oitavas de final do surfe. O brasileiro disputou uma bateria de 30 minutos ao lado de Michel Bourez, da França, e Leon Glatzer, da Alemanha.
Medina ficou em primeiro lugar com 12.23 pontos. Já Bourez, somou 10.10 e Glatzer, 10. Com isso, Gabriel é o segundo brasileiro classificado às oitavas da competição. 
Publicidade
Anteriormente, Ítalo Ferreira já havia garantido sua vaga. Ele disputou uma bateria com Hiroto Ohhara, do Japão, e Leandro Usuna, da Argentina. Ítalo terminou com 12.90. Quem ficou em segundo lugar foi o japonês, com 11.40.
Como funciona a competição
Publicidade
Além da dupla brasileira, participam da competição outros 18 atletas que competirão em cinco baterias de 30 minutos, quatro atletas por bateria.
Durante o tempo, cada terá de fazer o máximo de pontos possíveis com manobras. A pontuação varia de 0 a 10 para cada onda surfada. Contudo, apenas as duas melhores ondas concluídas serão somadas para uma pontuação final.
Publicidade
Os dois melhores de cada bateria avançam para as oitavas de final. Vale destacar que a primeira fase não é eliminatória, então os surfistas que forem eliminados nesse primeiro dia ainda terão uma chance de retornar a briga em uma repescagem.