Atacante Tiago Reis, destaque do time do Vasco na Copa São Paulo de Futebol Júnior
 - Ale Vianna / Divulgação
Atacante Tiago Reis, destaque do time do Vasco na Copa São Paulo de Futebol Júnior Ale Vianna / Divulgação
Por O Dia

Rio - Em 25 de janeiro de 1992, um garoto de 19 anos, com um bigode incomum para alguém da sua idade, ajudava a conduzir o Vasco ao primeiro e único título que o clube tem da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Ao lado de Pimentel, Leandro Ávila e outros jogadores que alcançaram a consagração também profissionalmente com a camisa cruzmaltina, coube a Valdir Bigode fazer o gol do empate em 1 a 1 com o São Paulo — nos pênaltis, a vitória por 5 a 3 garantiu a taça. Passados 27 anos, ele hoje estará na torcida pelo Vasco, que encara o mesmo São Paulo, no mesmo Pacaembu, às 15h30, na decisão do torneio. "É bem provável que eu vá ao Pacaembu. Estou viabilizando apenas alguns detalhes", disse.

"Lembro que foi um jogo difícil, como deve ser hoje, mas nosso grupo era unido e conseguimos o título. Espero que os meninos façam o mesmo", lembra Valdir, que pode ver o jovem atacante Tiago Reis, de 19 anos, superá-lo na competição. Caso marque hoje, ele chegará aos nove gols, ultrapassando o feito de Valdir em 1992: "Ele tem características diferentes das minhas, tem mais presença de área. Mas é impressionante a qualidade para fazer gols, é uma revelação".

Ex-membro da comissão técnica fixa do Vasco — foi dispensado pelo clube em dezembro —, Valdir acredita que o elenco profissional pode em breve aproveitar alguns talentos desta geração: "Se garotos como Alexander, Miranda, Lucas Santos, o próprio Tiago, com certeza poderão ajudar o elenco principal na temporada".

Comandado pelo técnico Marcos Valadares, o Vasco deve jogar a final com Alexander, Caio Tenório, Gabriel Norões, Ulisses e Coutinho; Bruno Gomes, Caio Lopes e Linnick; Lucas Santos, João Pedro e Tiago Reis.

INGRESSOS ESGOTADOS

Empolgado com a boa fase do time Sub-20, o torcedor vascaíno esgotou os 2 mil ingressos disponibilizados pela Federação Paulista, e vai apoiar como sempre os meninos da base.

Reportagem do estagiário Cássio Inácio, sob supervisão de Flávio Almeida

Você pode gostar
Comentários