Visão aérea de todo o complexo da sede do Vasco, no projeto de reforma de São JanuárioReprodução
Vasco se prepara para últimos jogos antes de reforma de São Januário
Se previsão de início das obras for mantida, Cruz-Maltino não joga no estádio em 2025
O Vasco volta a campo na quarta-feira (16), fora de casa contra o São Paulo, às 21h45 pelo Brasileirão, mas tem as atenções voltadas para sábado (19), quando enfrenta o Atlético-MG pela semifinal da Copa do Brasil. O duelo em São Januário vale vaga na final e também é uma espécie de contagem regressiva dos seis jogos antes do fechamento do estádio para a reforma.
Pela programação inicial da diretoria vascaína, a ideia é que as obras comecem entre dezembro deste ano e janeiro de 2025, e a reinauguração seja em abril de 2027, quando o estádio completará 100 anos. Até lá, o Cruz-Maltino usaria o Luso-Brasileiro como opção, assim como Nilton Santos e Maracanã, quando possível.
Ou seja, a torcida vascaína pode estar vivenciando os últimos jogos em sua casa por um bom tempo. Além do Atlético-MG, quando haverá grande festa com mosaico 3D, fogos de artifício entre outros adereços visuais, o time jogará contra Cuiabá, no dia 24, e ainda tem o Bahia no fim do mês (28).
E ainda enfrenta Internacional, na rodada de 20 de novembro, Atlético-GO (1 de dezembro) e Atlético-MG, no último jogo da temporada (8).
Ainda existe a possibilidade de mais uma partida em São Januário até o fim do ano, caso o Vasco avance para a final da Copa do Brasil. Se isso acontecer, a diretoria ainda terá de avaliar se jogará em seu estádio ou se tentará levar para o Maracanã.
Mas para iniciar as obras, o Cruz-Maltino ainda precisa finalizar a venda do potencial construtivo do estádio. As negociações para a maior fatia, e que é importante para arrecadar o dinheiro das obra, orçada em pouco mais de R$ 500 milhões, ainda está travada, como confirmou o presidente do clube, Pedrinho, recentemente.
"Não é fácil de vender, não é tão fácil. Tinha uma coisa bem encaminhada, mas deu uma travada e estamos renegociando" disse em entrevista ao programa "Amigos Futebol Clube", em setembro
Mas a venda de outra fatia do potencial está praticamente sacramentada, o que já pode contribuir para o início da reforma.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.